PIQUETE - CIDADE PAISAGEM

Eventos Turísticos - Atualização

PIQUETE NA ESTRADA REAL


 

Piquete na Estrada Real

Piquete ganhou na segunda-feira, dia 28/02, os principais indicativos de que a cidade faz parte do trajeto da Estrada Real. Foram instalados dois displays de 2,6 m de altura em pontos estratégicos da cidade, considerados locais de grande fluxo de veículos e pedestres: um na Praça da Bandeira, no Centro e outro na Praça Duque de Caxias. Um totem de 5 metros de altura foi colocado em frente o Centro de Informações Turísticas na entrada da cidade. Tanto o totem como os displays têm a função de informar ao turista que a cidade de Piquete está inserida no contexto da Estrada Real, além de orientar o visitante sobre a rota da Estrada Real, através de mapas. O próximo passo será colocar nos indicativos um texto explicativo sobre a história do surgimento da cidade, dando destaque para a importância do Caminho Velho, trecho da Estrada Real que corta diversos municípios da região, inclusive a cidade de Piquete. A sinalização da Estrada Real em Piquete significa uma nova opção para atrair um público diferenciado de visitantes à cidade. Este é mais um passo para o incremento do turismo, beneficiando diversos setores da economia piquetense, pois a cidade além do Circuito Turístico Mantiqueira, pretende também atrair turistas para o Turismo Histórico, valorizando a Rota da Liberdade e a Estrada Real.

Caminho do Ouro

A Estrada Real, um dos maiores complexos turísticos do Brasil, desenvolve vários projetos que visam incentivar a atividade turística nas regiões envolvidas, são mais de 1600 km de patrimônio, cercado de montanhas, natureza, cultura, arte e a história de Minas e do Brasil. O Caminho Velho da Estrada Real tem os atributos indispensáveis para tornar-se uma das principais rotas do turismo histórico, cultural, ecológico e de aventuras do Brasil. Marco da interiorização da colonização portuguesa, o antigo caminho seguia as antigas trilhas indígenas que subiam a Serra do Mar e foi a primeira rota para o transporte do ouro e dos diamantes descobertos nas Minas Gerais na virada do Século XVII, desde Ouro Preto até o porto de Paraty, passando pelo Vale do Paraíba. Por Paraty, chegavam da Europa os alimentos, produtos manufaturados e ferramentas para o abastecimento da região mineradora.Exatamente por isso, o Caminho Velho da Estrada Real é chave do processo de desenvolvimento histórico e social do Brasil, protagonizado pela descoberta do ouro e dos diamantes. As cidades que floresceram às suas margens ainda guardam conjuntos de monumentos e elementos artísticos que testemunham a formação da identidade e da diversidade cultural do povo brasileiro, a exemplo de Ouro Preto, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, e Paraty.
O entorno da antiga rota resguarda processos ecológicos e biológicos que revelam o desenvolvimento de ecossistemas costais, de água doce e terrestres, flora e fauna. Os parques cortados pela Estrada Real têm papel significativo na conservação da diversidade biológica mundial, abrigando espécies de grande valor para a ciência.

 

Piquete e a Estrada Real

No final do século XVIII tropeiros vindos das Minas Gerais com carregamento de ouro e outras mercadorias pagavam alta tributação para a Coroa Portuguesa quando utilizavam a Estrada Real. Dai a abertura de inúmeros caminhos alternativos para burlar o fisco foram abertos na Serra da Mantiqueira. Ciente disso a coroa portuguesa instalou em novembro de 1764 no caminho aberto por Lázaro Fernandes um registro nesta região da Serra da Mantiqueira obrigando a todos que por ali passassem a parar e fazer o devido pagamento de tributos. Esse posto fiscal contava com um Piquete de Cavalarianos, responsável por sua segurança e pelo combate aos que tentassem burlar a fiscalização. Isto provocou o surgimento na proximidade do Piquete de pousos para tropeiros e viajantes. Aos poucos, moradias e roças despontaram, espalhadas ao longo do caminho, o que suscitou o crescimento espontâneo e a fixação de moradores, originando o Bairro do Piquete que em 1891 foi transformado em Vila e em 1915 elevada a cidade.

Mais informações em www.estradareal.org.br


Idelmo Reis
idelmo@uol.com.br
(12)9720-9762

Voltar

Top30 Brasil - Vote neste site!
Concurso Top30 Brasil