PIQUETE - CIDADE PAISAGEM
SUA GENTE

Alcides Villar

 


Alcides Villar

Alcides Villar, nosso pai, nosso lado europeu

Filho de pais portugueses vindos de Trás dos Montes e do Porto e naturalizados brasileiros, nasceu em Itajubá, MG, tendo vindo para Piquete aos 6 meses de idade.


A família Villar: Manuel, Angelina, Alcides e Adriano.

  Aqui cresceu casando-se com minha mãe D. Milita, de cuja união nasceriam os 9 (nove) filhos ainda hoje todos vivos sendo quatro com olhos verdes herdados dele e de meu avô e cinco com olhos castanhos. Na geração dos netos são muitos os de olhos verdes da cor do mar que meus avós atravessaram para chegar aqui. Alcides Villar foi comerciante, tendo mais tarde ingressado no serviço público federal onde como funcionário trabalhou na Fábrica Presidente Vargas 35 anos ocupando o cargo de mestre chefe do Trotil. Era sempre o primeiro a chegar e o último a sair do seu local de trabalho. Sua honestidade, capacidade e competência fizeram dele uma pessoa reconhecida por seus valores não só por seus subordinados mas também pelos superiores, haja vista que em sua homenagem existe dentro da Fábrica uma praça com seu nome. Embora não sendo político ocupou interinamente o cargo de Prefeito de Piquete por alguns dias. Preocupava-se muito com a vida social de Piquete tendo ocupado o Cargo de Presidente do Grêmio Gal. Carneiro por duas vezes. Esportista fanático tornou-se bastante conhecido não só em nossa cidade mas em todo o Vale do Paraíba e também nas cidades paulistas como técnico eficiente do Esporte Clube Estrela por diversas vezes elevando o time à categoria de campeão. 


Esporte Clube Estrela - Campeão de 1948
Alcides Villar é o primeiro à esquerda, na fila em pé

Nascido no dia 3 de março de 1903, veio a falecer no dia 16 de dezembro de 1979 nesta cidade que considerava como sua, tamanho era o amor que a ela dedicava. Ainda hoje parece-me vê-lo sentado à cadeira que gostava, olhando quieto às travessuras dos netos a seu redor, e para nós no Dia dos Pais está sempre faltando alguém...

Suely Villar Torino


Esporte Clube Estrela
Alcides Villar é o primeiro em pé à direita.

MINHA HOMENAGEM

Todas as vezes que retrato e homenageio alguém nesse site, eu o faço movida pelo carinho e respeito registrado em minhas lembranças. "Seu" Alcides, juntamente com Dona Milita são figuras ímpares na história de Piquete. Pena que o tempo passa, os valores da sociedade mudam e as pessoas queridas nos deixam. Como não podemos modificar isso, que ao menos a nossa memória perenize esses valores e essas pessoas.

Maria Auxiliadora Mota Gadelha Vieira

 

 

Envie esta página para:

Digite o seu e-mail

Coloque seu nome

E-mail de quem a receberá

 

Voltar