PIQUETE - CIDADE PAISAGEM
SUA GENTE

Sílvia Maria Leite Mota

 


Silvia chorando no colo de sua avó materna Maria de Lourdes,
consolada por sua irmã Maria Auxiliadora

Silvia Maria Leite Mota é filha de Maria Augusta Beraldo Leite Mota (Mariinha Mota) e Geraldo Sílvia Mota. Nascida em Piquete-SP, em 02/12/1951, Silvia desenvolveu seus estudos iniciais no Grupo Escolar Antônio João. Em 1969, tornou-se professora primária pela Escola Normal Particular Duque de Caxias e concluiu, no mesmo ano,o curso científico no Colégio Estadual Guimarães Rosa, de Piquete. Desde tenra idade Silvia revelou-se artista. Declamadora sensível, arrebatou vários prêmios em concursos de declamação no interior de São Paulo e Sul de Minas. Acordeonista, concluiu seus estudos musicais no Conservatório Musical de Lorena, SP. Sua beleza adolescente, seu sorriso espontâneo e contagiante e seus belos olhos de um raro tom azul esverdeado, encantavam a todos que dela se acercavam.


 Sílvia desfilando, em concurso de Miss Estudante
em Piquete- SP, no final da década de 60.

Concluídos os estudos básicos, dirigiu-se ao Rio de Janeiro, onde ingressou na faculdade de Engenharia Civil da Universidade Nuno Lisboa (1971-1972), não tendo concluído o curso, por total inaptidão com as ciências exatas. Sílvia sempre foi emoção, sentimento, energia. A frieza da física e a racionalidade da matemática jamais preencheriam os seus anseios. Começou a desenhar, à princípio utilizando lápis comuns, depois os especiais para desenho. Não demorou a tentar se expressar através das telas e dos pincéis... 


Sílvia em Paquetá, na década de 70.

Em 1973, abandonando a faculdade de engenharia, iniciou o curso de Direito das Faculdades Integradas Cândido Mendes. Interrompeu seus estudos por graves problemas de saúde, tendo sido submetida, em 1976, a três cirurgias renais no espaço de seis meses. Recuperada, não continuou seus estudos. Casou-se com Arnóbio Felinto e dedicou-se à constituição de sua família.


Sílvia e seus três filhos: Rafael, Arnóbio Jr. e Gabriel

No entanto, Silvia nunca abandonou a arte, pintando e expondo seus quadros, à princípio como autodidata, aprimorando-se a seguir em cursos diversos, realizados no Rio de Janeiro. 


Seus tesouros: sua pintura e os três filhos, meninos ainda; ao fundo uma tela sua premiada com Medalha de Ouro em exposição do MEC, 1992. 

Em 1994 retornou à faculdade, tendo se bacharelado em Direito, em 1995, na mesma universidade em que iniciara o curso, localizada em Ipanema, Rio de Janeiro. Sua monografia, sob a orientação do Prof. Dr. Vicente de Paulo Barretto, intitulou-se: "Da bioética ao biodireito". Em 1999 tornou-se Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com o tema: "Da bioética ao biodireito: a tutela da vida no âmbito do direito civil". Em 2001, iniciou o doutorado em Direito, ainda em curso, na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, com a abordagem do tema "Área de Concentração: Justiça e Sociedade". Para a realização do mestrado e doutorado recebeu bolsas de estudo do Governo da República Federativa do Brasil, através do Convênio da CAPES. Professora universitária, com títulos e cursos de extensão, coordenadora e assessora de pós graduação de Direito em várias universidades do Rio de Janeiro, Silvia Mota não parou mais. Afirma sempre lembrar-se de sua mãe e, como ela, acredita que nasceu professora. Não advoga e suas atividades são todas voltadas para a área de ensino da profissão que escolheu. Sua vasta produção científica, monografias, livros, etc. pode ser conhecida em seu site

http://www.silviamota.com.br


Silvia e seu acordeon
Foto da década de 60

Sílvia, no entanto, não fez só do direito a sua meta de vida. Musicista, poetisa e escritora, além de pintora laureada em várias exposições, ainda dedicou-se com muito carinho à formação intelectual e moral de seus três belos filhos Arnóbio Júnior, Gabriel e Rafael, todos estudantes de direito, seguindo a profissão da mãe. Certa feita, contou-me que ao ser convidada para ministrar um curso em uma universidade fora do Rio de Janeiro, ao ser indagada sobre qual o material didático que teriam que preparar (data show, slides, etc.), respondera que o material utilizado em suas aulas era ela mesma. Explicando-me o porque da resposta, disse-me que empregava, para atrair a atenção de seus alunos, tudo o que aprendera e desenvolvera em sua vida: declamava, citava autores e poetas conhecidos: "Minha aula é um show", concluiu. Acredito que seja, pois Silvia Mota sempre foi isso: a personificação da alegria e da beleza, da sensibilidade e da inteligência.


Sílvia e seu filho Gabriel

Conheça a pintura de Silvia Mota em

http://www.mauxhomepage.net/piquete/pintores/silviamota.htm

Alguns de seu poemas:

http://www.mauxhomepage.net/piquete/poetas/poetas.htm

SÍLVIA MARIA LEITE MOTA
CURRICULUM VITAE ET STUDIORUM


1 DADOS PESSOAIS

Nome: Sílvia Maria Leite Mota.
Nome para referência em obras científicas: Sílvia M. L. Mota.
Nome para referência em obras literárias: Sílvia Mota - “Poeta do Amor e da Paz”
Data de nascimento: 2 de dezembro de 1951.
Endereço eletrônico: <silviamota@silviamota.com.br>.
Home-Page: <http://www.silviamota.com.br>.
Blog Pessoal: <http://silviamotapoeta.blogspot.com>.
 
2 FORMAÇÃO ACADÊMICA

 
2001-2005 Curso de Doutorado. Área de Concentração: Justiça e Sociedade. Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro. Tese de Doutorado intitulada: “Responsabilidade civil decorrente das manipulações genéticas: novo paradigma jurídico ao fulgor do biodireito”, aprovada por unanimidade, no Exame de Qualificação, realizado em 15 de junho de 2005. Orientador: Professor Doutor Guilherme Calmon Nogueira da Gama. Membros da Banca Examinadora: Professor Doutor Ricardo Pereira Lira, Professor Doutor José Ribas Vieira e Professora Doutora Fernanda Duarte. Por motivo de força maior, o curso foi interrompido em 2005, logo após o Exame de Qualificação da Tese, não sendo a mesma apreciada pela Banca Final.
1999 Curso de Mestrado. Área de Concentração: Direito Civil. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado intitulada: “Da bioética ao biodireito: a tutela da vida no âmbito do direito civil”, aprovada com distinção, frente à Banca Examinadora, em 27 de maio de 1999. Orientador: Professor Doutor Vicente de Paulo Barretto. Membros da Banca Examinadora: Professora Doutora Maria Celina Boudin de Moraes e Professor Doutor Francisco Amaral.
1995 Curso de Direito. Bacharelado. Faculdades Integradas Cândido Mendes – Ipanema. Rio de Janeiro. Monografia intitulada: “Da bioética ao biodireito”, aprovada com a nota 10 (dez). Orientador: Professor Doutor Vicente de Paulo Barretto.
1971-1972 Curso de Engenharia Civil. Universidade Nuno Lisboa. Rio de Janeiro. Incompleto.
1970 Curso Preparatório. Curso Vestibular Miguel Couto. Rio de Janeiro.
1967-1969 Escola Normal Particular Duque de Caxias. Piquete. São Paulo.
1967-1969 Curso Científico. Colégio Estadual Guimarães Rosa. Piquete. São Paulo.
1963-1966 Curso Colegial. Colégio Estadual Guimarães Rosa. Piquete. São Paulo.
1962 Quinto Ano Primário. Curso de Aplicação Duque de Caxias. Piquete. São Paulo.
1958-1961 Curso Primário. Grupo Escolar Antônio João. Piquete. São Paulo.

3 BOLSAS DE ESTUDO

2001-2004 Governo da República Federativa do Brasil através do Convênio da CAPES. [Doutorado].
1996-1999 Governo da República Federativa do Brasil através do Convênio da CAPES. [Mestrado].

4 CURSOS DE EXTENSÃO

2008 Curso de Capacitação Docente: Avaliação dos discentes nas provas e trabalhos acadêmicos. Universidade Estácio de Sá. Campus Virtual.
2008 Curso de Capacitação Docente: Oficinas de leitura: métodos e técnicas. Universidade Estácio de Sá. Campus Tom Jobim.
2007 Curso de Capacitação Docente: Oficina "Caso Concreto": Novos Docentes da Universidade Estácio de Sá: O ensino do direito a partir de casos. Coordenação do projeto, pelas Professoras Magda Ventura e Tereza Moura.
2004 Oficina Pedagógica: estratégias de ensino. Universidade Estácio de Sá.
2004 Oficina Pedagógica: contextualização do ensino. Universidade Estácio de Sá.
2004 Oficina Pedagógica: interatividade. Universidade Estácio de Sá.
2003 Oficina de Formação Continuada: Elaboração e Avaliação de Provas. Universidade Estácio de Sá.
2003 Oficina de Formação Continuada: Sala de aula interativa. Universidade Estácio de Sá.
2003 Oficina de Formação Continuada: Planejamento e avaliação de aula. Universidade Estácio de Sá.
2002 Oficina de Formação Continuada: É possível uma aula diferente? Universidade Estácio de Sá.
2001 Preparação de Professores Autores e Tutores para Educação a Distância. Universidade Virtual Brasileira. Rede Brasileira de Educação a Distância: Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro. Campus Virtual.
2000 Cursos de Formação de Professores em Educação a Distância (EAD): Princípios Básicos de Informática, As possibilidades da Comunicação Eletrônica, Preparação de Professores para Cursos de EAD. Professor Moderador João Orlando Rodrigues de Menezes. Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro. Campus Barra.
1997 Seminário de Pesquisa. Metodologia: Análise dos Sistemas Jurídicos. Professor Doutor André-Jean Arnaud (Directeur de Recherche au C.N.R.S.). Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
1996 Filosofia. Ética e Bioética. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
1996 Filosofia. Bioética e Condição Humana. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5 APROVAÇÃO EM CONCURSOS

2005 Tese de Doutorado aprovada por unanimidade no Exame de Qualificação ocorrido no dia 15 de junho de 2005, na Universidade Gama Filho (UGF), Rio de Janeiro.  Membros da Banca Examinadora: Professor Orientador Doutor Guilherme Calmon Nogueira da Gama, Professor Doutor Ricardo Pereira Lira, Professor Doutor José Ribas Vieira e Professora Doutora Fernanda Duarte.
2004 Aprovação no Exame de Seleção para Professor Substituto: categoria de Professor Auxiliar, do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Disciplinas: Metodologia do Direito I e II. Seleção Pública. Edital nº 02 de 12 de janeiro de 2004.
2001 Aprovação no Exame de Seleção do ano de 2001 do Curso de Doutorado em Direito, na área de concentração em Justiça e Sociedade, da Faculdade de Direito da Universidade Gama Filho (UGF), Rio de Janeiro. Banca: Professor Doutor Leonardo Greco e Professor Doutor Mauro Dias.
1999 Aprovação no Exame de Seleção do ano de 1996 do Curso de Mestrado em Direito, na área de concentração em Direito Civil, da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro. Média nas provas de Direito: 10,0 (dez).

6 EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO EM CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO

2005-2009 Palestrante da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

7 EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

2009 Integrante do corpo docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Traumato-Ortopedia, da Universidade Veiga de Almeida. Disciplina: Metodologia Científica.
2009 Integrante do corpo docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Auditoria no Sistema de Saúde, da Universidade Estácio de Sá. Disciplina: Ética em Auditoria.
2002-2009 Integrante do corpo docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Auditoria no Sistema de Saúde, da Universidade Estácio de Sá. Disciplina: Metodologia Científica.
2006 Integrante do corpo docente dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Notarial e Registral, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro/Universidade Estácio de Sá. Disciplina: Metodologia Científica e Didática do Ensino.
2005 Integrante do corpo docente dos Cursos de Especialização da Associação Odontológica do Triângulo Carioca (AOTC) em parceria com a Odontoklein. Disciplina: Metodologia Científica.
2005 Integrante do corpo docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Imobiliário, da Universidade Veiga de Almeida. Disciplina: Metodologia Científica.
2002-2005 Integrante do corpo docente dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Executive MBA), da Universidade Cândido Mendes. Disciplina: Metodologia Científica.
2002-2004 Integrante do corpo docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia Dermatológica, da Universidade Estácio de Sá. Disciplina: Metodologia Científica.
2000-2002 Integrante do corpo docente dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito, da Universidade Estácio de Sá. Disciplina: Metodologia Científica.
2001-2003 Integrante do corpo docente dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito, da Universidade Veiga de Almeida. Disciplinas: Metodologia Científica e Direito Civil.

8 EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO

2002-2009 Professora de Metodologia Científica. Disciplina comum a todas as áreas do conhecimento. Universidade Veiga de Almeida. Campi Tijuca e Cabo Frio.
2007-2009 Professora de Humanização em Saúde. Curso de Fisioterapia. Universidade Veiga de Almeida. Campus Cabo Frio.
2005-2009 Professora de Novos Direitos. Curso de Direito. Universidade Veiga de Almeida. Campi Tijuca e Cabo Frio.
2000-2009 Professora de Metodologia de Estudos do Direito. Curso de Direito. Universidade Estácio de Sá. Campi Rebouças, Tom Jobim, Recreio e Cabo Frio. Inicialmente, a disciplina intitulava-se Metodologia de Estudos Universitários.
2005-2007 Professora de Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Direito. Universidade Estácio de Sá. Campi Tom Jobim, Cabo Frio e Petrópolis.
2006 Professora de Direitos da Personalidade. Curso de Direito. Universidade Estácio de Sá. Campus Cabo Frio.
2006 Professora de Bioética e Direito. Curso de Direito. Universidade Estácio de Sá. Campi Cabo Frio e Petrópolis.
2004-2006 Professora de Metodologia do Direito I e II. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2002-2006 Professora de Introdução ao Estudo do Direito I e II. Curso de Direito. Universidade Veiga de Almeida. Campi Tijuca e Barra.
2001-2005 Professora de Metodologia da Pesquisa em Direito. Curso de Direito. Universidade Estácio de Sá. Campi Tom Jobim e Recreio.
2002-2003 Professora de Seminário de Monografia. Curso de Direito. Universidade Veiga de Almeida. Campi Tijuca e Barra.
2002 Professora de Tópicos Especiais: Questões Polêmicas. Tema: Biodireito. Curso de Direito. Universidade Veiga de Almeida. Campi Tijuca e Barra.
2001 Professora de Monografia I e II. Curso de Direito. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
2001 Professora de Métodos de Pesquisa. Curso de Comunicação. Universidade Veiga de Almeida. Campus Barra.
2000-2001 Professora de Metodologia da Pesquisa Jurídica. Curso de Direito. Universidade Veiga de Almeida. Campi Tijuca e Barra.
2000-2001 Professora de Monografia I. Orientadora dos alunos do 5º Ano do Curso Jurídico quanto à estrutura e aspecto formal do Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Direito. Universidade Veiga de Almeida. Campus Tijuca e Barra.
2000-2001 Professora de Monografia II. Orientadora dos alunos do 5º Ano do Curso Jurídico quanto à estrutura e aspecto formal do Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Direito. Universidade Veiga de Almeida. Campi Tijuca e Barra.
2000-2001 Professora de Informática Aplicada ao Direito. Curso de Direito. Universidade Veiga de Almeida. Campi Tijuca e Barra.
2000 Professora de Introdução ao Direito I e II. Curso de Direito. Universidade Estácio de Sá. Campus Méier.
2000 Professora de Direito Civil I: teoria geral. Curso de Direito. Universidade Estácio de Sá. Campus Méier.
2000 Professora de Direito Civil III: contratos. Curso de Direito. Universidade Estácio de Sá. Campus Méier.
1997-1999 Professora de Metodologia da Pesquisa Jurídica. Curso de Direito. Universidade Iguaçu. Campus I.
1997-1999 Professora Orientadora dos alunos do 5º Ano do Curso Jurídico quanto à estrutura e aspecto formal do Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Iguaçu. Campus I.
1999 Professora de Metodologia da Pesquisa. Curso de Ciências Contábeis. Universidade Iguaçu. Campus I.
1999 Professora de Direito Civil I: teoria geral. Curso de Direito. Universidade Iguaçu. Campi I e IV.
1999 Professora de Direito Civil III: direito de família. Curso de Direito. Universidade Iguaçu. Campus I.

9 EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO EM CURSOS POLITÉCNICOS

1999-2000 Direito Sanitário. Curso Politécnico: Administração Hospitalar. Universidade Estácio de Sá. Campus Madureira.

10 ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS EXERCIDAS EM UNIVERSIDADES

2008 Participação na Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia da Universidade Veiga de Almeida. Campus Cabo Frio. Coordenador do Curso de Fisioterapia: Prof. Ms. Eduardo Assaf Corrêa. Diretor Acadêmico do Campus Cabo Frio: Prof. Ms. André Luiz Monsores de Assumpção.
2008 Membro da Comissão de Docentes avaliados, por ocasião do reconhecimento pelo MEC, do Curso de Fisioterapia, bacharelado, ministrado pela Universidade Veiga de Almeida em sua filial, no Campus Cabo Frio, na cidade de Cabo Frio, no Estado do Rio de Janeiro. Coordenador do Curso de Fisioterapia: Prof. Ms. Eduardo Assaf Corrêa.
2006 Membro da Comissão de Docentes avaliados, por ocasião do reconhecimento pelo MEC, do Curso de Direito, bacharelado, ministrado pela Universidade Veiga de Almeida em sua filial, no Campus Cabo Frio, na cidade de Cabo Frio, no Estado do Rio de Janeiro. Aprovado pelo INEP/MEC - Conceituação Máxima.
2004 Membro da Comissão de Docentes avaliados, por ocasião da renovação do reconhecimento pelo MEC, do Curso de Direito, bacharelado, ministrado pela Universidade Veiga de Almeida nos Campi Tijuca e Barra, na cidade do Rio de Janeiro, no Estado do Rio de Janeiro. Comissão de avaliadores designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP): Professores José Carlos Moreira da Silva Filho e Fernando Azevedo Carvalho Júnior. A comissão manifestou-se favoravelmente à renovação do reconhecimento do curso, atribuindo os conceitos “CB” às dimensões organização didático-pedagógica e corpo docente, e “CMB” à dimensão instalações. O parecer salienta: “O trabalho de conclusão de curso é orientado por apenas uma professora responsável, não registra formalmente as atividades ao longo do curso e há apenas uma professora para atender a todos os alunos de dois campi da instituição.” Relatório MEC/SESu/DESUP/COSUP 468/2004. Reconhecidos pela Portaria n.º 3.354 de 19/10/2004.
2001 Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Civil e seu Processo. Universidade Veiga de Almeida. Rio de Janeiro, RJ.
1999 Assessora de Pesquisa da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas. Universidade Iguaçu. Nova Iguaçu, RJ.
1999 Membro da Comissão de Apoio Docente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas da Universidade Iguaçu. Nova Iguaçu, RJ.
1999 Membro da Comissão do 5o Ano do Curso Jurídico: responsável pela organização da estrutura administrativa do Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Iguaçu. Nova Iguaçu, RJ.

11 PESQUISA CIENTÍFICA

Consultora. Centro de Pesquisa Jurídica Sílvia Mota. WebSite disponível em: <http://www.silviamota.com.br>.

12 PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

12.1 LIVRO PUBLICADO

2006 MOTA, Sílvia. Trabalhos acadêmicos: metodologia e apresentação gráfica. Rio de Janeiro, 2006. 111 p.

12.2 COORDENAÇÃO DE OBRAS

2008 CORRÊA, Eduardo Assaf; MOTA, Sílvia M. L. (Coord.). Doenças pulmonares: uma visão multidisciplinar orientada por fisioterapeutas. Rio de Janeiro: Brunner, 2008. 184 p.

12.3 CAPÍTULOS DE LIVROS
 
2008 MOTA, Sílvia M. L. O fisioterapeuta sob a visão da bioética. In: CORRÊA, Eduardo Assaf; MOTA, Sílvia M. L. (Coord.). Doenças pulmonares: uma visão multidisciplinar orientada por fisioterapeutas. Rio de Janeiro: Brunner, 2008. 184 p.
2005 MOTA, Sílvia. Testemunhas de Jeová e as transfusões de sangue: tradução ético-jurídica. In: GUERRA, Arthur Magno Silva e (Coord.). Biodireito e bioética: uma introdução crítica. Rio de Janeiro: América Jurídica, 2005. p. 347-379.

12.4 PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS

2003 MOTA, Sílvia. O biodireito como novo ramo do direito civil. Dissertar: revista da associação de docentes da Estácio de Sá, Rio de Janeiro, ano 2, n. 4, p. 49-51, jan./jul. 2003. ISSN 1676-0867.
2003 MOTA, Sílvia. O ensino jurídico: algumas reflexões. Jornal da Adesa: associação de docentes da Estácio de Sá, Rio de Janeiro, ano 2, n. 15, p. 3, ago. 2003.
1998 MOTA, Sílvia. Bioética e direito. Caderno Científico do Mestrado e Doutorado em Direito [da] Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 185-195, ago. 1998.

12.5 ALGUMAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS NA INTERNET

2006-2009 Enciclopédia Virtual de Bioética e Biodireito. Em constante atualização.
2002-2009 Produção jurídica em exibição no Centro de Pesquisa Jurídica Sílvia Mota. Em constante atualização.
2009 Relativização da liberdade humana.
2009 Plágio poético.
2009 Investigações biomédicas com embriões humanos: paradigma do utilitarismo ético?
2009 Educação ambiental: é preciso salvar o planeta Terra!
2005 Wrongful life e Wrongful birth.
2005 Princípio de justiça e direito no mundo contemporâneo.
2005 Princípio da Dignidade da Pessoa Humana.
2005 Determinismo genético e direito: igualdade, desigualdade genética e injustiça social.
2005 Análise jurisprudencial: transexualidade.
2005 Mas, afinal, quid ius? - Que coisa é o Direito?
2005 Método analógico.
2003 A perda de chance no direito brasileiro: implicações jurídicas nas relações médicas.
2003 O biodireito como novo ramo do direito.
2002 Ensino jurídico: algumas reflexões.
1999 Projeto Genoma Humano.
1999 Engenharia genética.
1999 Origens do novo saber
1999 Princípios da bioética.
1999 Bioética: a nova disciplina.
1999 O que é a vida humana?
1996 Verbete: biodireito.

12.6 APOSTILAS JURÍDICAS:

  http://www.silviamota.com.br/principais/SM-apostilasjuridicas.htm

Apostila - Bioética e Biodireito
Apostila - Direito Ambiental
Apostila - Direito Civil I: Teoria Geral
Apostila - Direito Civil II: Obrigações
Apostila - Direito Civil III: Contratos
Apostila - Direito Civil IV: Direito das coisas
Apostila - Direito Civil V: Direito de Família
Apostila - Direito Civil VI: Direito das Sucessões
Apostila - Direito Civil VII: Responsabilidade Civil
Apostila - Direito Civil: direito de superfície e direito das servidões
Apostila - Direito do Trabalho-I
Apostila - Direito do Trabalho-II
Apostila - Direito Internacional Público
Apostila - Direito Processual do Trabalho-I
Apostila - Direito Processual do Trabalho-II
Apostila - Ética Geral e Profissional
Apostila - Hermenêutica Jurídica
Apostila - Introdução ao Estudo do Direito-I
Apostila - Introdução ao Estudo do Direito-II
Apostila - Lei de Falência e Recuperação de Empresas
Apostila - Metodologia do Direito (UFRJ)
Apostila - Metodologia Jurídica
Apostila - Projeto de Pesquisa passo-a-passo
Apostila - Teoria Geral do Processo

12.7 MONOGRAFIAS APRESENTADAS AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UGF - DOUTORADO

2005 Responsabilidade civil decorrente das manipulações genéticas: novo paradigma jurídico ao fulgor do biodireito. Tese (Doutorado em Justiça e Sociedade)–Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 2005. Aprovada, por unanimidade, no Exame de Qualificação, realizado em 15 jun. 2005. Orientador: Professor Doutor Guilherme Calmon Nogueira da Gama. Membros da Banca Examinadora: Professor Doutor Ricardo Pereira Lira, Professor Doutor José Ribas Vieira e Professora Doutora Fernanda Duarte. Por motivos de força maior o Curso foi interrompido no mesmo ano em que se realizou o Exame de Qaulificação da Tese, não tendo sido a mesma levada à apreciação da Banca Final.
2004 Vida humana e manipulações genéticas à luz do biodireito: proteção jurídica nacional e internacional. 28fls. Monografia de Conclusão da disciplina Justiça e Organismos Internacionais, do Curso de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho, ministrada pelo Prof. Dr. Celso D. de Albuquerque Mello.
2004 Liberdade do homem e genoma humano: conflitos surgidos pela possível restrição de direitos fundamentais. 88 fls. Monografia de Conclusão da disciplina Liberdades Públicas, do Curso de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho, ministrada pelo Prof. Dr. Mauro Dias.
2002 Os interesses na Justiça do Trabalho: formas e soluções de conflitos. 127 fls. Monografia de Conclusão da disciplina Tópicos de Direito Público: Direito Processual do Trabalho, do Curso de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho, ministrada pela Profª Dr.ª Zoraide Amaral de Souza.
2001 Princípios constitucionais e direito fundamental à saúde. 99 fls. Monografia de Conclusão da disciplina Teoria Geral do Direito, do Curso de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho, ministrada pela Profª Dr.ª Margarida Maria Lacombe Camargo.
2001 A irreversibilidade do provimento na tutela aos direitos fundamentais. 75 fls. Monografia de conclusão da disciplina Tópicos de Direito Processual Civil, do Curso de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho, ministrada pelo Prof. Dr. Leonardo Greco.
2001 Validade das críticas a John Rawls a partir das modificações explicitadas em seu Liberalismo Político. 50 fls. Monografia de conclusão da disciplina Teoria da Justiça, do Curso de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho, ministrada pelo Prof. Dr. Ubiratan Borges de Macedo.

12.8 MONOGRAFIAS APRESENTADAS AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UERJ - MESTRADO

1999 Da bioética ao biodireito: a tutela da vida no âmbito do direito civil. 1999. 308 f. Dissertação (Mestrado em Direito Civil)–Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999. Não publicada. [Aprovada com distinção].
1997 Da bioética ao biodireito. 60 p. Monografia de conclusão da disciplina Direito Civil na Constituição, do Curso de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ministrada pela Profa Dr.ª Maria Celina Boudin de Moraes. [Conceito: A].
1996 Manipulações genéticas e responsabilidade civil objetiva. 103 p. Monografia de conclusão da disciplina Teoria Geral do Direito Civil II, do Curso de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ministrada pelo Prof. Dr. João Baptista Villela. [Conceito: A].
1996 O direito da mulher casada: evolução no último século (1891-1996): legislação, doutrina e jurisprudência. 8 v. Relatório de conclusão da disciplina Grupo de Pesquisa Institucional n. 4, do Curso de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ministrada pelo Prof. Dr. Jacob Dolinger. [Conceito: A, com louvor].
1996 Tutela antecipada. 44 p. Monografia de conclusão da disciplina Acesso à Justiça e Tutela dos Direitos, do Curso de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Fux. [Conceito: A].
1996 Pessoa jurídica: teoria da representação ou teoria do órgão? 64 p. Monografia de conclusão da disciplina Tópicos Especiais de Direito Privado, do Curso de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ministrada pelo Prof. Dr. José de Oliveira Ascensão. [Conceito: B].
1996 Relação jurídica familiar. 72 p. Monografia de conclusão da disciplina Teoria Geral do Direito Civil I, do Curso de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ministrada pelo Prof. Dr. Ricardo Lira. [Conceito: B].

12.9 MONOGRAFIAS APRESENTADAS À FACULDADE DE DIREITO CÂNDIDO MENDES – IPANEMA - GRADUAÇÃO

1995 Da bioética ao biodireito. 460 p. Monografia de Conclusão do Curso de Direito apresentada às Faculdades Integradas Cândido Mendes – Ipanema como requisito para obtenção do grau de Bacharel em Direito. Orientador: Prof. Dr. Vicente de Paulo Barretto. [Nota: dez].
1995 A sistemática dos recursos com as modificações do código de processo civil. 88 p. Monografia apresentada à disciplina de Processo Civil II, nas Faculdades Integradas Cândido Mendes – Ipanema.
1994 O problema do menor abandonado. 40 p. Trabalho apresentado em Seminário referente à disciplina de Análise Econômica e Social do Rio de Janeiro, nas Faculdades Integradas Cândido Mendes – Ipanema.

13 ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS E PARTICIPAÇÃO EM BANCAS EXAMINADORAS

2000-2009 Professora Orientadora dos Tabalhos de Conclusão do Curso de Direito. Universidade Veiga de Almeida. Campi Tijuca, Barra e Cabo Frio.
2001-2009 Participação em Bancas Examinadoras. Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação. Universidade Veiga de Almeida. Campi Tijuca, Barra e Cabo Frio.
2001-2007 Participação em Bancas Examinadoras. Trabalhos de Conclusão do Curso de Direito. Universidade Estácio de Sá. Campi Tom Jobim, Petrópolis e Cabo Frio.
2001-2006 Professora Orientadora dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Direito. Universidade Estácio de Sá. Campi Tom Jobim e Petrópolis.
2001 Participante da Banca Examinadora do Concurso de Seleção de Monitores do Curso de Direito. Universidade Estácio de Sá. Campus Tom Jobim. Rio de Janeiro.
1997-1998 Participação em Bancas Examinadoras. Trabalho de Conclusão do Curso Jurídico. Universidade Iguaçu.
1997-1999 Orientadora dos Trabalhos de Conclusão do Curso Jurídico. Universidade Iguaçu.

14 PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS

2007 I JORNADA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DA UVA. Projeto de pesquisa passo a passo: relevância do estudo em aula presencial. Oficina realizada pela Profª Sílvia Mota. Cabo Frio, 5 de maio de 2007.
2006 SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA da Universidade Veiga de Almeida. Educação, Direito e Justiça. Campus Cabo Frio. Oficina realizada pela Profª Sílvia Mota. Cabo Frio, 31 de outubro de 2006.
2006 V ENCONTRO JURÍDICO INTERCAMPI da Universidade Estácio de Sá.  Exteriorização da justiça no mundo contemporâneo: cotas para as universidades. Campus Tom Jobim. Palestrante: Profª Ms. Sílvia Mota. Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2006. 13:30 às 15hs.
2006 APRIMORAMENTO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA do corpo discente da Universidade Estácio de Sá. A passagem da bioética para o biodireito. Campus Cabo Frio. Palestrante: Profª Ms. Sílvia Mota. Cabo Frio, 6 de setembro de 2006. 16:30 às 18hs.
2006 LEITURA CONTEMPORÂNEA. Exteriorização da justiça no mundo contemporâneo: cotas para as universidades. Universidade Veiga de Almeida. Campus Cabo Frio. Palestrante: Profª Ms. Sílvia Mota. Cabo Frio, 28 de março de 2006. 14 às 17:30hs.
2006 LEITURA CONTEMPORÂNEA. Responsabilidade civil decorrente de uma perda de chance. Universidade Veiga de Almeida. Campus Cabo Frio. Palestrante: Profª Ms. Sílvia Mota. Cabo Frio, 21 de março de 2006. 14 às 17:30hs.
2000 WORKSHOP. Biodireito. Palestrantes: Prof. Dr. Franklin David Runinajek et al. Presidente e Debatedora dos trabalhos: Profa Ms. Sílvia Mota. Universidade Veiga de Almeida. Campus Tijuca.
1999 WORKSHOP: O século da vida artificial. Faculdade de Educação e Letras (FAEL) em parceria com a Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FACBS) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Universidade Iguaçu. Tema: Patenteando a vida. Palestrante: Profa Dr.ª Sílvia Mota. 9 de junho de 1999. 13h às 18h.
1999 II CICLO DE DEBATES DO DAELS. Universidade Iguaçu. Tema: Inseminação artificial. Expositora: Profa Dr.ª Heloísa Helena Barboza. Debatedoras: Profa Dr.ª Maria Celina Boudin de Moraes e Profa Dr.ª Sílvia Mota. 1o de junho de 1999. 16h.
1998 IV SEMANA ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE IGUAÇU. Impactos do desenvolvimento científico e seus reflexos jurídicos. Universidade Iguaçu. Tema: Bioética e biodireito. Palestrante: Profa Sílvia Mota. 15 de setembro de 1998. 17h às 20h.
1997 SESSÃO DO FORUM DE DEBATES da Pós-Graduação em Direito da Universidade Gama Filho. Linha de Pesquisa: Justiça e Sociedade. Tema: Bioética e direito. Expositores: Prof. Dr. Alejandro Bugallo Alvarez e Prof. Dr. Ricardo Velez Rodriguez. Debatedores: Prof. Dr. Vicente de Paulo Barretto e Profa Dr.ª Sílvia Mota. 15 de maio de 1997. 8:30h às 12:00h.

15 LITERATURA

15.1 Diplomas e Medalhas

2009 Mérito Cultural Fluminense de Belas Artes
2009 Cônsul dos Poetas Del Mundo em Cabo Frio.
1969 Primeiro Lugar em Concurso Literário do Vale do Paraíba realizado em Homenagem ao Dia das Mães. Crônica poética: Minha mãe.
1969 Segundo Lugar em Concurso Literário do Vale do Paraíba realizado em Homenagem ao Dia das Mães. Poema: Minha mãe, uma flor!
1967 Concurso de Declamação "Arnolfo Azevedo" - Segundo Lugar. Declamadora.
1967 II Concurso Colegial de Declamação "Troféu Gabriela Pereira dos Santos" - Primeiro Lugar. Declamadora.
1966 Concurso de Declamação "Arnolfo Azevedo" - Primeiro Lugar - 2ª série. Declamadora.
1961 3º Concurso de Declamação "Thais Florinda" - Quinto Lugar - infantil. Declamadora.
 
15.2 Participação em Antologias e publicações em jornais

MOTA, Sílvia. Nove poetrix. In: GOMES, Goulart. Antologia Poetrix nº 4: Terra. No prelo. Lançamento na Bienal dos Livros de São Paulo. Evento previsto para agosto de 2010.
MOTA, Sílvia et al. Show de talentos em prosa e verso. São Paulo: REBRA & Grupo Scortecci, 2010. Sonetos alexandrinos. p. 234-236.
MOTA, Sílvia. Sonetos alexandrinos. In: STABILE, Sandra (Coord.). Antologia poética: mãos que falam. Salvador: Projeto Alma Brasileira, 2010.
MOTA, Sílvia. Sonetos. In: ANTOLOGIA de contos: festa surpresa. Porto Seguro: Secretaria Municipal de Educação de Porto Seguro, 2009.
MOTA, Sílvia. Haikai e trova. In: PÃO & POESIA: em qualquer esquina, em qualquer padaria. Embalagens distribuídas à população. 2009.
MOTA, Sílvia. Perfídia. In: MOTA Sílvia et al. Livro de ouro da poesia brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2006. Série 25.
MOTA, Sílvia. Eu e você: lua e sol. In: MOTA, Sílvia et al. Antologia de poetas brasileiros contemporâneos. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2006.
MOTA, Sílvia. O hibernar do romântico. Jornal de Piquete, Piquete. 1967.
MOTA, Sílvia. Através da vidraça. Jornal de Piquete, Piquete. 1966.

15.3 Publicações literárias em: Sílvia Mota – “Poeta do Amor e da Paz”

2008-2009 Biopoesia.
2008-2009 Reflexões poéticas.
1973-2009 Nua em teus braços.
1968-1972 Poemas Adolescentes.
1967 e 2007-2009 Sonetos.
2007-2009 Acrósticos.
2009 Poesia concreta.
2007-2009 Poetrix.
2009 Letrix.
2007-2009 Haikais.
2009 Fibhaikus.
2009 Tankas.
2009 Indrisos.
2009 Limeriques.
2009 Tautologias.
1979-2009 Trovas.
2007-2009 Cordel.
2007-2009 Contos e Contos sensuais.
2008-2009 Microcontos.
1985-2009 Epígrafes.
1960- 2009 Tisanas.

15.4 Grupos Culturais e Intelectos

2010 - Membro Efetivo da Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores (AVSPE)
2010 -  Colunista do Portal Revista da Rede Sócio-Cultural de Escritores (Mural dos Escritores)
2009 - 2010 Cônsul dos Poetas Del Mundo em Cabo Frio.
2009 - 2010 Escritora da Rede de Escritoras Brasileiras (REBRA)
2009 - 2010 Membro Efetivo da Academia Virtual Brasileira de Letras (AVBL)
2007 - 2010 Escritora e poeta ativa do Site da Magriça

15.5 Participação em eventos na área da literatura

2009 PRIMEIRO ENCONTRO ANUAL DE POETAS DEL MUNDO EM SÃO PAULO. Realizado em 21 de novembro de 2009. Casa das Rosas, São Paulo. Organizado por: Elizabeth Misciasci e Hiago Rodrigues Reis de Queirós. Participação: Declamadora, Debatedora em Mesa Redonda com Editores Brasileiros.
2009 PRIMEIRO ENCONTRO DE POETAS DEL MUNDO EM ARMAÇÃO DOS BÚZIOS - RJ. Realizado em 22 e 23 de agosto de 2009. Declamadora. Recebimento Oficial do Diploma de Cônsul dos Poetas Del Mundo em Cabo Frio. Participação: Declamadora.
2009 PRIMEIRO CAFÉ COM POESIA: alimentando corpo e alma: organizado pela Sociedade Mundial dos Poetas. Representante dos Poetas Del Mundo em Cabo Frio. Realizado em 8 de agosto de 2009. Participação: Declamadora.

16 MÚSICA

1964-1969 Conservatório Musical de Lorena. São Paulo. Instrumento: Acordeão.

17 ARTES PLÁSTICAS

17.1 Formação artística

1994 Pintura. Núcleo de Aprofundamento. Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
1993 Pintura. Katie Vanschepenberg. Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
1993 Escultura. Milton Machado. Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
1993 Desenho. Charles Watson. Ateliê do professor. Rio de Janeiro.
1993 Pintura. Daniel Senise. Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
1993 Gravura-Metal. Gianguido Bonfanti. Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
1993 Laboratório de Desenho. Orlando Mollica. Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
1992 Pensamento Criativo: Teórico. Charles Watson. Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
1992 Desenho: modelo vivo. Gianguido Bonfanti. Casa de Cultura Laura Alvim.
1992 Desenho. Charles Watson. Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
1992 Teoria e Prática da Forma e Composição. Gianguido Bonfanti. Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
1991 Pintura Como Meio. Beatriz Milhazes. Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
1968-1990 Autodidata.

17.2 Exposições

2000 Universidade Estácio de Sá. A prata da casa. Campus Tom Jobim. Rio de Janeiro.
1995 Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Exposição do Núcleo de Aprofundamento em Pintura de 1994. Rio de Janeiro. Título das obras: Freiheit I, Freiheit II.
1995 Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Cinco Espaços. Rio de Janeiro. Título das obras: Rapsódia, Amarelas, Sinfonia.
1995 Escola de Artes Visuais do Parque Lage. ABRIU: coletiva de alunos e professores da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Rio de Janeiro. Título da obra: Nascença.
1993 Banco do Brasil. 90 Horas de Pintura Contemporânea. Brasília. Prêmio de participação.
1991 Ministério da Educação e Cultura. Exposição de Artes Visuais. Rio de Janeiro. 3 obras. Medalha de ouro. Título do conjunto de obras: Inflorescência.
1990 Espaço Cultural dos Correios. Exposição Mundial de Filatelia e Artes Visuais. Rio de Janeiro. 3 obras. Medalha de ouro. Título das obras: Florescência, Cornucópia Viva II, Ascese.
1987 Fundação Mokiti Okada. 120 Artistas Premiados: Conexão Brasil-Japão. Medalha de Prata. Título da obra: Ascese.
1987 Academia Brasileira de Letras. Conexão Internacional de Artes Visuais: ABD-ABI. Rio de Janeiro. Medalha de Prata. Título da obra: Cornucópia Viva II.
1987 Museu do Telefone. II Salão de Artes Luna 87. Rio de Janeiro. Medalha de Prata. Título da obra: Cornucópia Viva II.
1985 Ministério da Educação e Cultura. Exposição de Artes Visuais. Rio de Janeiro. Medalha de bronze. Título da obra: A Linguagem da Alma.
1985 Museu do Telefone. V Telearte. Rio de Janeiro. Medalha de bronze. Título da obra: A Linguagem da Alma.

18 FILOSOFIA HUMANÍSTICA DE VIDA E O BUDISMO DE NITIREN DAISHONIN

Embaixador Universal da Paz pelo Círculo dos Embaixadores Universais da Paz - Suíça / França, humanista, Mestre em Direito, professora universitária, pesquisadora na área jurídica, poeta, contista, musicista e artista plástica, com ênfase na pintura. Pratico o Budismo de Nitiren Daishonin, desde 1983, tendo por desafio contribuir para a concretização da Paz Mundial, a exemplo do meu Mestre da Vida, Dr. Daisaku Ikeda. Acredito na mudança interior de cada indivíduo, por meio da cultura. Por tal razão, meus escritos científicos nascem do anseio de despertar nos leitores um pensamento crítico-reflexivo, para que possamos, juntos, interferir na realidade fática em benefício de um mundo melhor. Quanto aos meus poemas, são as flores de mim. Ofereço-as ao mundo. Através de cada verso, pretendo alegrar os corações, espargindo-lhes um perfume de Paz, Amor e Fé. Pelos caminhos da vida, sou professora universitária. Ensino o que sei. Aprendo o que não sei, todos os dias. Procuro entender a Justiça e a transmutá-la num direito meu. Perco e ganho. Morro e renasço, por diversas vezes. Fênix do Amor! Do Amor, para o Amor! Sempre.

 

 

 

Envie esta página para:

Digite o seu e-mail

Coloque seu nome

E-mail de quem a receberá

 

Voltar