PIQUETE - CIDADE PAISAGEM
SUA GENTE

G
ILBERTO AUGUSTO DA SILVA

 

 


Professor Gil em festa no Grupo Escolar Antônio João

Não há quem não conheça o "Gil Preto". Ele é presença constante em todos os eventos populares do município... Gilberto Augusto da Silva é paulistano, nascido a 27 de setembro de 1962, filho de família mineira: o pai, Roberto da Silva, ex-funcionário da Prefeitura Municipal de Piquete, e Benedita Cândida da Silva. A infância foi dividida entre a capital São Paulo e Piquete, onde passava suas férias.


Da esquerda para a direita: Benedita, mãe do Prof. Gil; Luiza(prima de Benedita), Mariana e Ignes (irmãs de Benedita)


João Adão, o avô paterno

Desenvolveu, nessas ocasiões, o gosto pela música sertaneja de raiz, pelo tambu (variação do jongo, em Minas Gerais), que era dançado pelos avós e tios-avós; e pelas tradições culturais, que "... me emocionam muito. Sinto saudades da África..." Esses valores foram determinantes na formação do espírito cidadão, participativo e questionador, sua característica marcante.


Pedro Augusto, seu avô materno, numa romaria em Aparecida

Em 1979, Gil retornou de vez a Piquete, para cuidar de seu avô, Pedro Augusto da Silva. Passou a estudar no Grupo Escolar Antônio João, cuja diretora era D. Ana Eloy F. do Nascimento. Conta que foi ela quem lhe deu oportunidade de mostrar uma de suas habilidades, a música. Criou um coral com alunos da oitava série e a primeira fanfarra infantil de Piquete, com crianças de de 1ª e 4ª séries do 1º grau, hoje Ensino Fundamental.


Projeto Recomposição da Mata Ciliar - EM Profª Ricarda Godoy Lopes

Cultivando sempre a idéia de que a preservação das raízes é de grande importância para a formação do caráter do homem, tem como exemplos seu "Jacó" e dona Terezinha Generoso. 


Projeto Recomposição da Mata Ciliar - EM Profª Ricarda Godoy Lopes

Foi observando o trabalho dos dois que, após a morte de D. Terezinha, resolveu dar continuidade ao jongo em nossa cidade. Desde então, vem dedicando boa parte de seu tempo a essa manifestação cultural. Trabalhou durante dois anos na IMBEL, mas a vocação para o Magistério fê-lo cursar Pedagogia. Formado, trabalhou por seis anos com classes de alunos especiais. Paralelamente, fundou, com amigos, a Escola de Samba Império do Braz. Ultimamente, trabalhando como diretor da escola municipal Profª Ricarda Godoy, tem se dedicado à divulgação do Jongo de Piquete. O grupo vem se apresentando em diversas localidades, sempre com muito sucesso. Gil vem pesquisando essa manifestação e faz questão de esclarecer suas origens e características. A família - Gil é casado com Tânia Mara de Abreu e tem três filhos adotivos - é seu esteio. Nela baseia suas ações e com ela divide as emoções. Professor Gil diz que procura difundir o gosto pela cultura, semear bons exemplos e levar os jovens a se interessarem por suas raízes.


Capa de CD dos hinos de Piquete

Assim, ele vai cantando a vida, como numa grande roda de jongo, seu habitat natural.

Seção "Gente da Cidade" - Jornal "O Estafeta" - agosto de 2003
Página formatada em 02 nov 2004
Fotos enviadas por Lety. As fotos em Preto e Branco foram cedidas pelo Prof. Gil, pertencentes ao seu acervo particular.


Mestre Gil, Élida e João Gilberto

MINHA HOMENAGEM

Há anos acompanho à distância o trabalho do Professor Gil, ou Mestre Gil como ultimamente ele está sendo conhecido. E percebi a necessidade de atualização dessa página em sua homenagem...


Mestre Gil, João Gilberto e Letícia

Mestre Gil tornou-se o representante cultural de Piquete com o trabalho metódico e sistemático de preservação e divulgação da cultura negra, entre as crianças e adolescentes. Em várias páginas desse site, o trabalho desse educador pode ser encontrado.

Também no endereço http://jongodepiquete.multiply.com podemos encontrar detalhes de suas atividades.

Mestre Gil me encanta por sua luta e persistência. Encontramo-nos pessoalmente apenas uma vez, numa dessas idas a minha cidade querida. Um encontro muito rápido, num mal momento, onde eu sentia muitas dores que tentava disfarçar. Felizmente, Deus e a Medicina me devolveram a saúde de volta. Em visitas posteriores a Piquete, embora tenha programado conhecer ao vivo o seu trabalho maravilhoso, juntamente com minha amiga Lety, o encontro não pode acontecer. Acompanho não somente suas atividades, buscando divulgá-las, mas sua vida pessoal.


No desfile de aniversário de Piquete Élida, grávida de Letícia, ao lado de João Gilberto

Mestre Gil casou-se novamente: uma moça linda chamada Élida que lhe deu dois filhos tão encantadores como ela: João Gilberto e Letícia. Tomara que essas crianças sigam a trilha laboriosa do pai!


Élida e a caçulinha Letícia

Fotos de Lety e de Mestre Gil
Atualização em 01 out 2010


João Gilberto e Letícia



Mestre Gil e sua família - 2012

 

Envie esta página para:

Digite o seu e-mail

Coloque seu nome

E-mail de quem a receberá

 

Voltar