PIQUETE - CIDADE PAISAGEM
SUA GENTE

GUGU


Posse como presidente do Rotary Club de Piquete em 1998, ao lado de sua esposa e do governador do Rotary Adail Roma
Foto escaneada do jornal "O Estafeta"

Sebastião Augusto Rodrigues Ramos, o Gugu, nasceu em Delfim Moreira - MG, em 17 de janeiro de 1939. Era o quinto dentre onze filhos do casal João Rodrigues Ramos e Irene Rodrigues Ramos. Passou a primeira infância na "Fazenda da Onça", no município de Delfim Moreira. Em 1950, os pais se mudaram para Piquete para dar continuidade ao ensino dos filhos. Gugu foi matriculado no curso de Aplicação da Escola Normal Livre Duque de Caxias, ingressando na 2ª série, pois já havia sido alfabetizado pela mãe. Teve como colegas de banco escolar Edival da Silva Castro, Targino Vianna, Ilidinho de Moura e outros. Em seguida, cursou o Ginásio Industrial da FPV. O Científico, que cursou apenas até o 2º ano, foi feito em Lorena. Espírito cidadão, dirigiu durante o período do ginásio noturno o pasquim "A Navalha", que circulava com poesias, informações culturais e, principalmente, críticas aos piquetenses, que causavam grande alvoroço na cidade, pois eram publicados os fatos, mas não os personagens. Gugu trabalhava desde os 12 anos com o pai, dirigindo caminhão. Aos 20 anos, quando deixou o Exército, comprou o seu próprio caminhão para trabalhar independentemente.

Em 1964, casou-se com Maria Alice Freire, com quem tem 3 filhos. Aos 35 anos decidiu que a vida nas estradas o afastava demais da família. Vendeu, então, o caminhão. Com o dinheiro montou uma oficina, a "Piq Fusca", na Av. Major Pedro. Sente orgulho de dizer que foi com seu compressor que funcionou a primeira máquina da Fabrica de Plásticos J. Armando, recém-instalada pelo sr. José Armando, para quem havia trabalhado por dois anos como mecânico. Naquele local permaneceu por dois anos, mudando-se, em seguida, para outro ponto na mesma avenida, de onde só saiu para o endereço em que está até hoje, na Cel. Luiz Relvas. Era 21 de setembro de 1980. Daí o nome: "Oficina Primavera". Com raízes rurais, sempre gostou da natureza. 

Pai participativo, por meio dos filhos passou a colaborar com o grupo de escoteiros de Piquete. Nessa "colaboração" ficou por 12 anos, período em que "...trabalhou com jovens, conheceu lugares e pessoas super interessantes...". Lembra- se com carinho das caminhadas ao Pico dos Marins, quando levava grupos enormes. A grande quantidade de fotos revela o amor e a dedicação ao escotismo, que, claramente, lhe deixou inúmeras e deliciosas recordações e contagiou a esposa, também ativa no movimento escoteiro. 

Hoje, Gugu é o primeiro nome a ser lembrado quando se precisa de um mecânico. O perfeccionismo e a dedicação garantem-lhe a fama. Paralelamente à atividade profissional mantém a herança da religiosidade e da caridade: é cursilhista desde os anos 70. Faz parte do Rotary Club e da SAP e é sócio fundador do Montanhês. Foi conselheiro do Grêmio General Carneiro. Enfim, é um cidadão. Ama Piquete e orgulha-se da cidade que tão bem o acolheu.

Jornal "O Estafeta"
Seção "Gente da Cidade" - maio de 2003
Página formatada em 06  de novembro de  2004


 

Voltar

Envie esta página para:

Digite o seu e-mail

Coloque seu nome

E-mail de quem a receberá