PIQUETE - CIDADE PAISAGEM
CULINÁRIA

 

 

BALAS E DOCINHOS


País do Açúcar

Começar pelo canudo,
passar ao branco pastel
de nata, doçura em prata,
e terminar no pudim?

Pois sim...
E o que bóia na esmeralda
da compoteira:

molengos figos em calda,
e o que é cristal em laranja,
pêssego, cidra - vidrados?

A gula, faz tanto tempo,
cristalizada.

Carlos Drummond de Andrade
Seleta em Prosa e Verso



Bala de Goma

Ingredientes
2 copos de água

4 pacotes de gelatina sem sabor
1 kg de açúcar refinado
2 colheres (sopa) de essência e corante à sua escolha

Modo de Fazer
Coloque a água com a gelatina na panela e leve ao fogo. Deixe dissolver e acrescente o açúcar, mexendo até que comece a levantar fervura. Retire do fogo e acrescente a essência e o corante. Coloque em um refratário untado com margarina e deixe de um dia para o outro, fora da geladeira, até formar uma placa homogênea. Retire do refratário, corte em quadradinhos e passe em açúcar. Coloque em uma peneira para secar (em local arejado por dois dias).

Bala de Coco

Ingredientes
1 vidro de leite de coco 
1 vidro de água
1 kg de açúcar

Modo de Fazer
Coloque todos os ingredientes em uma panela e misture muito bem. Levar ao fogo. Quando ferver abaixar o fogo sem mexer. Deixe ferver novamente, até mudar de cor (quase cor de guaraná). Para verificar o ponto: Despeje 1 colher de doce num prato com água. Se der para puxar até quebrar, já está no ponto certo. Untar com margarina o mármore. Virar a panela sem raspar com colher. Deixe esfriar um pouco e comece a puxar até ficar branca acetinada. Faça cordões, e corte com a tesoura. Embrulhe em papel de bala.

Bala de Coco Recheada de Nozes

Ingredientes
1 Kg de açúcar
1 vidro de leite de coco
1 vidro de água
Recheio
1 xícara de chá de nozes

Modo de Fazer
Leve ao fogo a água, o leite de coco, o açúcar e deixe dar o ponto de bala dura. Despeje a calda em mármore untado com margarina e deixe esfriar um pouco. Coloque as nozes moídas grosseiramente na massa. Puxe até ficar na cor de pérola. Se quiser fazer gelada, coloque leite de coco para umedecer a bala. Em seguida, cubra com coco ralado e mexa. Leve à geladeira por 2 horas.

Cocada

Ingredientes
4 xícaras (chá) cheias de coco maduro ralado grosso
4 xícaras (chá) de açúcar cristal
6 xícaras (chá) de leite integral
Manteiga para untar o mármore

Modo de Fazer
Coloque todos ingredientes numa panela e leve ao fogo, mexendo de vez em quando. Após 25 minutos aproximadamente, começa engrossar e atinge o ponto de cocada mole. A partir daí, mexa sem parar. O caldo vai secar e começa dourar a cocada, ficando bem espessa. Antes de secar tire do fogo rapidamente e despeje em colheradas sobre uma superfície de mármore levemente untada com manteiga. Espere secar e solte do mármore com uma espátula, depois de cortar o doce em quadradinhos.

Doce de Leite de Corte

Ingredientes
2 xícaras de açúcar cristal
3 colheres (sopa) de água
50 gramas de manteiga
2 colheres (sopa) de glucose de milho
2 xícaras (450ml) de leite condensado
3 gotas de essência de baunilha

Modo de Fazer
Coloque o açúcar e a água numa panela e cozinhe em fogo bem lento. Mexa com colher de metal para que possa visualizar bem quando o açúcar dissolver. Acrescente a manteiga e a glucose e mexa com cuidado com a colher de metal até que a manteiga se dissolva. Derrame o leite condensado, aumente o fogo e mexa com colher de pau até que a mistura ferva. Ferva rapidamente, mexendo sempre, por 20-25 minutos. Retire a panela do fogo e coloque numa superfície fria. Acrescente a essência de baunilha e bata com a colher de pau até que a mistura comece a engrossar. Derrame o doce de leite numa assadeira untada e deixe esfriar. Marque em quadrados com faca afiada. Quando estiver completamente frio e firme, corte. Embrulhe em papel manteiga.

Doce de Leite com Chocolate

Ingredientes
2 xícaras de leite condensado (450ml)
2 xícaras de açúcar cristal
3 colheres (sopa) de mel
1/2 xícara de manteiga
1 colher (chá) de essência de baunilha
100 gramas de chocolate meio amargo ralado

Modo de Fazer
Coloque o leite condensado, o açúcar, mel e manteiga numa panela, deixe ferver o mais rápido possível e deixe fervendo, sem no entanto permitir que suba, por exatamente 10 minutos. Mexa com colher de pau o tempo todo. Retire do fogo e junte a essência e o chocolate ralado. Bata por 5 minutos até que a misture engrosse. Derrame numa assadeira untada e marque em quadrados. Quando completamente frio e firme, corte com faca afiada. Guarde em recipientes herméticos ou embrulhe em papel manteiga.
Variações:
Com nozes: adicione 1/2 xícara de nozes picadas antes de bater e 1/2 xícara de passas s/ sementes.
Com café: adicione 1 1/2 colheres (sopa) de café instantâneo diluído em 1 colher (sopa) de água. Coloque junto com o leite condensado.

Docinhos de Amendoim e Chocolate

Ingredientes
½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de glicose de milho
½ xícara (chá) de manteiga
½ xícara (chá) de chocolate em pó
2 ½ xícara (chá) de aveia instantânea
½ xícara (chá) de amendoim torrado descascado e picado grosseiramente
1 xícara (chá) de amendoim moído

Modo de Fazer
Numa panela misture o açúcar, a glicose, a manteiga, o creme de leite e o chocolate. Leve ao fogo mexendo sempre até ferver. Depois de levantar fervura, cozinhe por 1 minuto. Retire do fogo, acrescente a aveia, o amendoim picado e misture bem. Deixe amornar e, com o auxílio de uma colher de chá, forme os docinhos (em formato oval ou redondo). Deixe esfriar e passe no chocolate ou no amendoim moído.

Paçoquinha

Ingredientes
1 pacote de bolacha (tipo maizena)
250 gramas de amendoim torrado e moído
1/2 lata de leite condensado
Açúcar

Modo de Fazer
Esfarele as bolachas, adicione o amendoim moído e o leite condensado. Mexa bem e coloque-a numa assadeira untada e leve para gelar. Depois corte-as em quadrados e passe no açúcar.

Balas de Café

Ingredientes
1 colher de sopa de farinha de trigo
3 copos de açúcar
1 copo de café forte
1 gema de ovo
1 copo de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de mel

Modo de Fazer
Desmanchar no leite frio a farinha, a gema e o açúcar, preparando um creme. Adicionar os ingredientes restantes e levar ao fogo até o ponto de bala. Despejar no mármore untado. Cortar com a tesoura e fazer pequenos rolinhos.

Balas de Ovos

Ingredientes
750 gramas de açúcar
2 claras de ovo
12 gemas de ovo
1 colherinha de café de essência de baunilha

Modo de Fazer
Com 250 gramas de açúcar, fazer uma calda em ponto de pasta. Deixar esfriar um pouco e misturar as 12 gemas e as 2 claras. Levar ao fogo e adicionar a essência de baunilha. Mexer até despregar do tacho. Esfriar bem. Fazer pequenas bolinhas. Preparar com os restantes 500 gramas de açúcar uma calda, em ponto de quebrar, acrescentando-lhe as bolinhas de ovo. Tirar com um garfo e colocar uma a uma na pedra mármore. deixar secar. A massa amarela deve ser feita em tacho de cobre.

Balas de Leite e Mel

Ingredientes
1 e 1/2 copos de açúcar
1 pitada de bicarbonato de sódio
1 litro de leite
1 colher de sopa de manteiga
1/2 xícara de chá de mel

Modo de Fazer
Misturar os ingredientes e deixar ferver até secar. Tomar o ponto de bala mole num pouco d'água. Despejar num prato e deixar esfriar. Enrolar as bolinhas e passar no açúcar.

Beijinhos de Coco

Ingredientes
250 gramas de açúcar
1 coco ralado
6 gemas

Modo de Fazer
Misturar os ingredientes e levar ao fogo. Mexer até desprender do fundo da panela. Enrolar as bolinhas e passar no açúcar cristal.

Beijos de Moça

Ingredientes
 4 xícaras de chá de açúcar
1 coco ralado
7 gemas
2 xícaras de chá de queijo ralado

Modo de Fazer
Fazer com o açúcar uma calda em ponto de bala. Misturar o coco e retirar do fogo. Depois de frio, juntar as gemas e o queijo. Voltar ao fogo para cozinhar. Guardar para o dia seguinte. Fazer as bolinhas e passar no açúcar cristal. Enrolar em papel de bala.

 

 

Voltar

Top30 Brasil - Vote neste site!
Concurso Top30 Brasil

| Home | Contato | Cantinho Infantil | Cantinho Musical | Imagens da Maux |
l
Recanto da Maux | Desenterrando Versos | História e Genealogia l
l
Um Herói nunca morre l Piquete - Cidade Paisagem l
MAUX HOME PAGE- designed by Maux
2003 Maux Home Page. Todos os direitos reservados. All rights reserved.

HostMídia - Hospedagem Profissional de Sites