PIQUETE - CIDADE PAISAGEM


 

 

 

Este projeto surgiu aos poucos... Há anos afastada de minha cidade natal, do convívio de meus familiares e dos amigos de infância e adolescência, a saudade de nosso povo, de nosso verde me invadia. O dia a dia, os cuidados com a família, a dedicação a minha profissão amenizavam este sentimento que, no entanto, nunca deixou de existir. Através da Internet reencontrei e passei a me comunicar freqüentemente com antigas amizades. Seguimos caminhos muito diversos, por vezes bem distantes dos sonhos que abrigávamos em nossos primeiros anos de  vida. Tornamo-nos estranhos e desconhecidos um ao outro? Se isto aconteceu a intimidade foi reconquistada através das mensagens que passamos a trocar. Percebi que em todos nós havia um sentimento muito forte: a SAUDADE. Saudade dos nossos sonhos, das nossas ilusões, da nossa juventude. E, principalmente, saudade de nossa Serra da Mantiqueira verde azulando no horizonte; ausência sentida de nosso céu azul constantemente ornado com o intenso arco-íris destacado em nossa paisagem; saudade dos nossos bambuais cantantes ao vento, compondo maviosa melodia, acompanhando os gorjeios dos bem-te-vis. Dentre estes amigos reconquistados estava Arlete Monteiro Ribeiro, ou LETY como é conhecida virtualmente. Morando ainda em nossa cidadezinha, uma das mais brilhantes de nossa geração, ela dedica-se atualmente à fotografia e registra através de suas lentes um refrigério para nossa saudade. Mas LETY não se contentaria em apenas fotografar. Ela tenta resgatar nossa cultura e nossa arte. Com sua ajuda indispensável, com o material fotográfico e textos que ela desenterrou para mim, iniciei esta coletânea sobre nossa cidade. Indagada se haveria interesse, por parte de um visitante virtual, em conhecer a história, a cultura, as tradições e a arte de uma cidadezinha quase esquecida, encravada no sopé da Mantiqueira, respondi com a tese de Agatha Christie, ao criar Miss Marple. A simpática velhinha que tudo descobria, melhor do que qualquer detetive de cidade grande, afirmava que as mesmas emoções e situações vividas numa metrópole, você encontra em uma pequena vila. Basta saber enxergar.

 

Piquete - Cidade Paisagem

Culinária

Poemas

Fotografias e Vídeos

Textos

Gente

Tradições e Folclore

História

Turismo

Pintura/Arte Virtual/Artesanato

Símbolos: Bandeira, Brasão de Armas, Hinos

EVENTOS TURÍSTICOS - ATUALIZAÇÃO

Clique aqui

  

Colabore com os Vicentinos de Piquete.
Eles precisam de você!

Telefone: 0 (XX)-12-31-56-13-31.
Conheça o trabalho desenvolvido:

http://arlete2005.multiply.com/photos/album/32

ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE PIQUETE (AARTEP)

A AARTEP não tem fins lucrativos e seu objetivo é "agregar, estimular e fomentar a produção artesanal e artística de Piquete"
A AARTEP acredita que o crescimento econômico e cultural de Piquete está no turismo rural e/ou ecológico. Pretende trabalhar com todos aqueles que desejam ver o desenvolvimento da CIDADE PAISAGEM.
Conheça sua programação atualizada:

http://www.mauxhomepage.net/piquete/turismo/programacao.htm

Top30 Brasil - Vote neste site!
Concurso Top30 Brasil

 

| Home | Contato | Cantinho Infantil | Cantinho Musical | Imagens da Maux |
l
Recanto da Maux | Desenterrando Versos | História e Genealogia l
l
Um Herói nunca morre l Piquete - Cidade Paisagem l
MAUX HOME PAGE- designed by Maux
2003 Maux Home Page. Todos os direitos reservados. All rights reserved.

 

HostMídia - Hospedagem Profissional de Sites