PIQUETE - CIDADE PAISAGEM
CULINÁRIA

 

 

 

SALGADINHOS


O Universo não é senão a vida...
E tudo o que vive se alimenta.

Brillat - Savarin



BOLINHO DA VOVÓ OU BOLINHO CAIPIRA
(típico do Vale do Paraíba, SP)

Ingredientes
Massa
1/2 kg de farinha de milho amarela
1 1/2l de água
1 tablete de caldo de carne
4 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de farinha de mandioca
Recheio
400 gramas de carne moída
cebola picada
alho amassado
salsinha e cebolinha picadas
sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Fazer
Massa - Em uma vasilha, junte as farinhas e, com as mãos, misture-as até desmanchar todos os grumos. Adicione o óleo e reserve. Ferva a água com o tablete de caldo de carne. Junte as farinhas reservadas e misture bem, deixando cozinhar por 2 ou 3 minutos, mexendo sempre até obter uma massa macia, lisa e homogênea.
Recheio - Misture todos os ingredientes
Montagem - Separe uma pequena porção da massa e achate-a na palma da mão. Coloque dentro um pouco do recheio e feche com a própria massa dando o formato de um bolinho compridinho. Enrole enquanto a massa estiver morna. Não a deixe esfriar. Feitos todos os bolinhos, frite-os em óleo quente, aos poucos, de maneira que fiquem cobertos pelo óleo. Escorra-os em papel absorvente. Sirva-os quentes.

BOLINHOS DE BACALHAU

Ingredientes
400 gramas de batata
500 gramas de bacalhau
1 cebola média picada
2 colheres de sopa de salsa picada
2 dentes de alhos picados
½ cálice de vinho do porto
Sal, pimenta do reino moída e noz moscada a gosto
4 ovos inteiros
Óleo para fritar

Modo de Fazer
Cozinhe as batatas com casca, descasque e passe pelo espremedor de batatas. Cozinhe o bacalhau, retire a pele e as espinhas e esfregue-o muito bem em um pano limpo e grosso até ficar bem desfiado. Numa tigela junte a batata espremida, o bacalhau, a cebola, salsa, o alho, o vinho, sal a pimenta e a noz moscada. Acrescente os ovos um a um misturando muito bem a massa até tomar uma consistência homogênea. Moldar os bolinhos com a ajuda de duas colheres de sopa e fritar em óleo bem quente.

BOLINHOS DE BATATA À MILANESA

Ingredientes
1k batatas cozidas em água e sal e passadas no espremedor
1 colher de sopa de margarina
6 gemas

Modo de Fazer
Misture bem todos os ingredientes e forme um rolo não muito fino sobre a superfície enfarinhada. Vá cortando pequenas fatias desse rolo e enrolando. Passe cada bolinha em ovo batido e farinha de rosca e frite em óleo bem quente. Escorra e sirva.

PASTEL DE FUBÁ

Ingredientes
4 colheres (sopa) de banha derretida
1 prato de fubá mimoso
1 e 1/2 copo de leite
 3 ovos
1 pires (café) de polvilho peneirado
sal a gosto

Modo de Fazer
Fazer um angu de fubá com o leite, de consistência dura, ao fogo. Deixar esfriar e adicionar um a um os ovos, banha e polvilho. Misturar bem. Amornar a massa para fazer os pastéis, a qual será aberta com rolo em tábua polvilhada de fubá. Rechear com carne de porco moída e temperada. Fritar em óleo bem quente.

PASTÉIS DE FORNO

Ingredientes
7 colheres(sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento inglês
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (café) de leite
1 ovo
1 pitada de sal

Modo de Fazer
Amasse, abra com o rolo e corte com um copo. Recheie com presunto e ovos picadinhos ou com galinha triturada com passas. Leve a assar.

EMPADINHAS DE BATATA

Ingredientes
1/2 kg de batatas
2 gemas de ovos
1 xícara (chá) de queijo tipo minas ralado
1 colher (sopa) de maizena
250 gramas de carne bovina moída
2 ovos cozidos
azeitonas
2 colheres (sopa) de margarina
sal e pimenta-do-reino

Modo de Fazer
Cozinhe as batatas, descasque-as e passe no espremedor. Junte as gemas, o queijo ralado, a margarina, o sal , a pimenta e a maizena. Misture bem, até formar uma massa. Forre as forminhas untadas com a mistura, recheie com a carne moída misturada com os ovos cozidos picadinhos e as azeitonas sem sementes, picadinhas. Cubra com a massa, pincele com gema e leve ao forno quente para assar.

BOLINHAS DE BATATAS

Ingredientes
1 kg de batata
2 colheres (sopa) de maizena
sal e pimenta a gosto
quadradinhos de queijo e presunto
óleo para fritura

Modo de Fazer
Cozinhe as batatas. Passe pelo espremedor enquanto ainda estão quentes. Deixe esfriar ligeiramente e depois misture com a maisena. Tempere a gosto com sal e pimenta. Forme bolinhas e recheie com um quadradinho de queijo e de presunto. Feche bem as bolinhas. Coloque numa assadeira e leve à geladeira durante pelo menos 6 horas, de preferência de um dia para o outro.Um pouco antes de servir, frite as bolinhas em bastante óleo e escorra sobre papel absorvente.

COXINHAS DE MANDIOCA

Ingredientes
1 kg de mandioca cozida e moída
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de margarina
farinha de rosca
sal

Modo de Fazer
Faça uma massa com o leite, trigo e margarina até ficar bem cozida. Deixe esfriar e adicione a mandioca moída e cozida, misturando bem. Faça as coxinhas, enrolando-as nas mãos. Abra-as e recheie com carne moída ou frango desfiado, previamente temperados. Passe-as no leite e na farinha de rosca. Frite-as em óleo bem quente.

CROQUETES DE CARNE

Ingredientes
1 kg de patinho
2 dentes de alho
1 cebola batidinha
3 tomates
4 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga
1 ½ copo de leite
farinha de trigo
farinha de rosca
sal
cheiro-verde
1 folha de louro
óleo para fritar

Modo de Fazer
1a. ETAPA - Leve uma panela ao fogo com uma colher de manteiga, adicione a carne cortada em cubos pequenos, deixe dourar. Acrescente a cebola, o alho, o louro e os tomates picadinhos sem peles e sementes. Tempere com sal e pimenta a gosto, refogue bem, junte o amarrado de cheiro-verde, cubra com água e deixe ferver em fogo brando até a carne ficar macia e quase sem molho. Retire do fogo, separe a carne e coe o molho. Passe a carne na máquina de moer, bem fina.
2a. ETAPA - Coloque a carne moída em outra panela, junte o molho, o leite, uma colher de manteiga. Leve ao fogo e vá mexendo, juntando a farinha de trigo, até obter um massa de boa consistência e que solte do fundo da panela. Junte bastante salsa e cebolinha picadinhas e retire do fogo. Deixe esfriar e enrole os croquetes com as mãos, do tamanho que desejar. Passe por farinha de rosca, por ovos batidos e novamente na farinha de rosca. Frite-os em óleo bem quente. Depois de bem escorridos, arrume-os em uma travessa e sirva em seguida.

CROQUETE DE MILHO

Ingredientes
1 lata de milho
a mesma quantidade de água
1 colher de chá de  açúcar
1 colher de sopa de margarina
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de chá de leite
sal
farinha de rosca para empanar
1 ovo batido
óleo para fritar

Modo de Fazer
Leve ao fogo, numa panela, o milho com a própria água da lata mais a mesma medida de água e deixe cozinhar até secar. Ainda no fogo, acrescente o açúcar e a margarina e mexa. Misture a farinha de trigo com o leite e acrescente à panela, mexendo até engrossar e aparecer o fundo da panela. Adicione sal, se necessário, retire do fogo e deixe esfriar. Umedeça as mãos ou unte-as com margarina e forme os croquetes com a massa. Passe-os na farinha de rosca, no ovo e novamente na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente e escorra-os em papel absorvente.

BOLINHOS DE ARROZ

Ingredientes
4 xícaras (chá) de arroz (sobras)
4 ovos inteiros
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de queijo tipo minas, ralado grosso
2 xícaras (chá) de cheiro-verde
2 xícaras (chá) de leite
sal a gosto

Modo de Fazer
Bata no liquidificador, os ovos, o leite, o arroz, a pimenta-do-reino e o sal. Coloque em uma vasilha e misture bem com as mãos, adicionando o queijo, o trigo e o cheiro-verde. Faça uma massa não muito dura. Frite em óleo quente, colocando colheradas da massa.

PASTEL DE FORNO 2

Ingredientes
Massa
1 ¼ xícara (chá) de margarina
1 lata de creme de leite
½ colher (sopa) de sal
½ colher (sopa) de fermento em pó
500 gramas de farinha de trigo ou mais, se necessário
Recheio
1 ½ colher (sopa) de óleo
1 cebola pequena pica
1 dente de alho
300 gramas de carne moída
1 tomate sem pele picado
1 colher (sopa) de farinha de trigo
¼ xícara (chá) de água
1/3 xícara (chá) de cheiro-verde picado
Sal e molho de pimenta a gosto
Gema para pincelar

Modo de Fazer
Prepare a massa: numa vasilha misture todos os ingredientes, amassando bem até obter uma massa homogênea. Deixe descansar por 20 minutos. Enquanto isso, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Junte a carne e refogue. Acrescente o tomate e cozinhe em fogo baixo até desmanchar. Junte a farinha de trigo dissolvida na água e cozinhe mexendo sempre até engrossar. Acrescente o cheiro-verde, tempere com sal e molho de pimenta. Deixe esfriar. Abra a massa numa superfície polvilhada com farinha de trigo e corte com um cortador redondo de 9cm e diâmetro. Recheie com 1 colher (sopa) da mistura de carne. Dobre ao meio e aperte a borda com garfo. Pincele com a gema, coloque em assadeiras e leve ao forno moderado preaquecido por cerca de 30 minutos, até dourar.

SONHOS DE BACALHAU

Ingredientes
250 gramas de bacalhau
3 batatas inglesas médias
2 ovos
3 colheres de sopa, bem cheias, de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
Acrescentar à gosto: pimenta do reino, salsa, cebolinha, alho, cebola

Modo de Fazer
Deixe o bacalhau de molho de véspera. Cozinhe-o com as batatas, já descascadas. Depois de cozidos, escorra-os bem. Retire as espinhas e a pele do bacalhau. Bata o bacalhau com batedor de carne, até ficar bem desfiado como palha. Amasse as batatas numa tijela, junte o bacalhau já desfiado e os ovos (batendo primeiro as claras em neve e depois acrescentando as gemas). Misture tudo: o queijo, o fermento, a farinha de trigo e o sal, se preciso for. Fazer bolinhas ou pingar duas colheres de sobremesa, fritando em gordura limpa e bem quente. Depois escorra-os em papel absorvente.

MASSA ESPECIAL PARA SALGADINHOS

Ingredientes
1 litro de leite
100 gramas de margarina
1 cebola ralada
1 caixinha de creme de leite
1 vidro de leite de coco (200ml)
3 gemas
1 tablete de caldo de galinha
1 colher (sobremesa) de sal
1/2 quilo de farinha de trigo

Modo de Fazer
Em uma panela coloque o leite, a cebola, a manteiga ou margarina, leite de coco, caldo de galinha, sal, as gemas levemente batidas e o creme de leite. Deixe ferver. Junte a farinha e mexa com uma colher de pau até desgrudar da panela. Unte com óleo uma superfície lisa e trabalhe a massa com o auxílio de uma espátula. Divida a massa em partes iguais e recheie.

RECHEIOS PARA SALGADINHOS

FRANGO 1
Abra porções da massa sobre a palma da mão. Coloque um pedaço de peito de frango envolvido com requeijão. Enrole como uma coxinha. Passe pelo ovo e farinha de rosca. Frite em óleo quente.

QUEIJO
Misture queijo ralado na massa. Abra porções sobre a palma da mão e recheie com mussarela de búfala. Passe pelo ovo e farinha de rosca. Frite em óleo quente.

 FRANGO 2
Ingredientes
3 colheres (sopa) de óleo
1 cebola
2 tomates sem semente
1 peito de frango grande desfiado
1 xícara (chá) de salsinha e cebolinha
sal e pimenta a gosto

Modo de Fazer
Em uma panela aqueça o óleo e refogue a cebola. Junte os tomates, o peito de frango cozido e desfiado, pimenta, salsinha, cebolinha e sal. Abra porções da massa na palma da mão, coloque um pouco de requeijão e recheio de frango. Feche como coxinha. Passe pelo ovo e farinha de rosca. Frite em óleo quente.

CARNE MOÍDA
Aqueça o óleo e frite a carne moída (300 gramas). Junte uma cebola ralada, azeitonas, salsinha, cebolinha, sal e pimenta. Reserve. Abra porções da massa na palma da mão. Utilize o recheio de carne moída. Passe pelo ovo e farinha de rosca. Frite em óleo quente.

 

Voltar

Top30 Brasil - Vote neste site!
Concurso Top30 Brasil

| Home | Contato | Cantinho Infantil | Cantinho Musical | Imagens da Maux |
l
Recanto da Maux | Desenterrando Versos | História e Genealogia l
l
Um Herói nunca morre l Piquete - Cidade Paisagem l
MAUX HOME PAGE- designed by Maux
2003 Maux Home Page. Todos os direitos reservados. All rights reserved.

HostMídia - Hospedagem Profissional de Sites