PIQUETE - CIDADE PAISAGEM
História

Comemorações do Dia da Pátria 



Alunos do Ginásio Diurno da FPV: Estela Guedes, Ernani Beckman, Diretor Augusto Ribeiro de Souza,
prof. Pedro Mazza ao fundo, Carlinhos Guedes, Sérgio Schneider, Maria José, Mario Emílio Michel, Sr. Luiz.

Foto enviada por Nelson Andrade

 

 Sete de Setembro em Piquete
1962

Grande massa popular aplaudiu o desfile das unidades militares e escolares – oficialidade da Fábrica Presidente Vargas e respectivas famílias, autoridades civis e eclesiásticas tomaram parte no palanque oficial. Presente ás cerimônias o representante oficial do Exmo. Sr. Presidente do Conselho da Caixa Econômica Federal de São Paulo. O Sr. Cel. Flávio Ferreira da Silva, diretor da Fábrica Presidente Vargas, congratulou-se com a população piquetense pela passagem da data que marcou a nossa independência. A exemplo dos anos anteriores, o Dia da Independência Brasileira foi comemorado de maneira festiva e com entusiasmo extraordinário. Depois de uma semana de preparativos, competições, etc. as nossas escolas, juntamente com a massa popular, reuniram-se na Praça Duque de Caxias a fim de dar culminação a data magna de tão grande significado para todos nós. Às 9 horas do memorável dia, o Exmo. Sr. Cel. Flávio Ferreira da Silva, diretor da Fábrica Presidente Vargas, passava em revista as diferentes unidades militar e escolar, devidamente perfiladas, ostentando bandeiras. No palanque oficial, aguardando o início do grande desfile, encontravam-se o Sr. Prefeito local Luiz Vieira Soares, os Srs. Delegado de Polícia Dr. Percival de Moura Alcântara; Pe. Joaquim dos Passos, vigário da paróquia; Osvaldo Cruz Coelho Nunes, Presidente da SAP (Sociedade dos Amigos de Piquete); Fausto Andrade Nunes, Presidente da Comissão da Santa Casa; Pe. José Pereira Neto, Capelão do Hospital da FPV; Geraldo Ferreira Pinto, Presidente da Câmara Municipal; Vereadores Norival Crispim de castro e José Armando de Castro Ferreira; Dona Terezinha Ferraz da Silva, representante da Caixa Econômica Federal de São Paulo; Dr. Favorino Rodrigues de Prado Filho, Dr. Alexandre Amarelli, professores da DAL; família dos Srs. Oficiais e outros convidados. Toda a oficialidade da Fábrica Presidente Vargas recebeu em continência o Sr. Cel. Diretor que ordenou em seguida o início do desfile sob o som de marchas marciais executadas pela Corporação Musical Piquetense.

O Desfile

Uma das principais finalidades do desfile era disputar a Taça Esperança do Brasil - para os cursos primários - e o Troféu Juventude de Piquete - para os cursos secundários e normal - havendo por isso grande expectativa, quer por parte dos competidores, quer por parte da grande massa popular que afluiu à Praça Duque de Caxias. Para os julgamentos foram constituídas comissões compostas dos seguintes elementos da sociedade local: Taça Esperança do Brasil – presidente: prefeito Luiz Vieira Soares, Dona Nelly Pinheiro, Dona Ana Encarnação Arantes, Pe. Joaquim Passos, presidente da Câmara Municipal Geraldo Ferreira Pinto; Troféu Juventude de Piquete – presidente: Dona Iracema Ferreira N. da Silva, Dra. Gilda Hurpia, Pe. José Pereira Neto, Dr. José Amoroso e o presidente da SAP Osvaldo Coelho Nunes. Abrindo o tradicional desfile apareceram as crianças do Jardim da infância, pequerruchos de hoje, esperança do Brasil de amanhã, os quais lograram muitos aplausos dos presentes. Em seguida, desfilaram os elementos da Policia Civil da Fábrica Presidente Vargas, os quais se apresentaram formados em conjunto pela primeira vez. Os que vieram depois foram os alunos do Grupo Escolar da Fábrica Presidente Vargas, cujo diretor Sr. Romualdo Mota e professoras receberam muitas palmas. O Grupo Escolar Antonio João, o mais antigo estabelecimento de ensino local, dirigido pelo Sr. Osmar Simas, desfilou garbosamente. Causou ótima impressão o Grupo Escolar Darwin Felix, cuja direção atual é do prof. Ruy Brasil, pelas interessantes evoluções apresentadas, pelos seus bem treinados alunos a cargo do prof. Luiz Gonçalves. Adiante, as figuras alegóricas da Independência deram brilho extraordinário às apresentações, mormente a alusão de D. Pedro montado. Os aplausos recebidos vieram confirmar depois da apuração que mereceram de fato a Taça Esperança do Brasil. O Grupo Escolar Leonor Guimarães recebeu aplausos significativos pela ordem com que desfilaram seus alunos, sob a direção da profª Maria Lourdes Leite Pereira.

Apresentação do Departamento de Assistência Educacional da Fábrica Presidente Vargas.

Os alunos do Curso de Aplicação Duque de Caxias foram os primeiros representantes do DAE e se apresentaram muito bem, com figuras alegóricas desde o Brasil Colonial até o Brasil Império. A fanfarra do Departamento não deixou de arrancar aplausos, quando marchando em cadência forte passou frente à tribuna de honra.

Ginásio Industrial da Fábrica Presidente Vargas

Conduzida pelo seu diretor Prof. Antonio César Dória, desfilou o Ginásio Industrial, tendo a frente o professor de Educação Física José Matta. A escola estava muito bem formada e os alunos em passos certos causaram admiração a todos, uma vez que traziam alegorias interessantíssimas, dentre elas a figura representativa do brasilíndio.

Ginásio Diurno da Fábrica Presidente Vargas

O Ginásio Diurno da FPV, instituição que se responsabiliza por mais de trezentos alunos, desfilou com garbo, tendo ao seu lado o seu esforçado diretor Augusto Ribeiro de Souza e o professor de Educação Física Pedro Mazza. O garbo dos rapazes e a elegância das alunas fizeram aumentar os aplausos principalmente porque contavam com uma interessante baliza.

Ginásio Noturno da Fábrica Presidente Vargas

Acompanhado pelo Professor Leopoldo Marcondes de Moura Netto, o Ginásio Noturno se apresentou admiravelmente. Os alunos desfilaram de maneira muito correta. Sendo que as moças deram um toque todo especial nos seus uniformes, apresentando-se de boina e gravata vermelha, o que realçou ainda mais o conjunto, em virtude dos contrastes que se formaram. Por isso foram felizes conquistando o Troféu Juventude de Piquete.

Escola Normal Livre Duque de Caxias

Os futuros professores e professoras pertencentes à Escola Normal Livre Duque de Caxias deram a graça final ao desfile, quando passaram em frente ao palanque oficial. Sem falhas e numa impecável distribuição, ladeados pelos Sr. Prof. Leopoldo Marcondes de Moura Netto, diretor do estabelecimento e Elza Bittencourt, professora de Educação Física, a referida escola deixou a mais viva impressão aos que superlotavam a grande praça.

Batalhão Azul da Fábrica Presidente Vargas

Conduzida sob o comando do funcionário Álvaro de Castro, o Batalhão Azul que representa a coletividade operária que aqui moureja, foi um dos pontos mais altos do desfile do Dia da Pátria. A importância desempenhada por esses representantes operários é de valor extraordinário, pois neles refletem os olhares de seus chefes, familiares e amigos, os quais não lhes pouparam aplausos.

Contingente de Vigilância da Fábrica Presidente Vargas

Vanguardado pela bandeira nacional, condecorada com as insígnias da Ordem de Mérito Militar, conduzida pelo Sr. Tenente Antonio Batista Diniz e ladeado pela Guarda de Honra, o Contingente de Vigilância da Fábrica Presidente Vargas foi a última unidade a desfilar. Os nossos pracinhas, sob o comando do Capitão Bartolomeu de Moraes Siqueira Ferreira por mais de uma vez receberam os aplausos da multidão, aplausos esses que se escoaram vibrantemente, uma vez que os desfilantes representavam parcela inolvidável da defesa da nossa querida Pátria. Que os destinos do Brasil sintam nas Forças Armadas um dos penhores mais firmes de sua segurança e de seu progresso.


Componentes do Contingente de Vigilância da FPV em 1962.
Agachados, da esquerda para a direita: Venâncio, Cabo Hélio, Sales, Rodrigues.
Em pé: Vasconcelos, Roberto, Edvan, Leal, Marcondes, Bento, Costa.
Foto enviada por Nelson Andrade

Encerrado que foi o extraordinário desfile, foram anunciadas as escolas vencedoras que fizeram juz as votações recebidas: GE Darwin Félix – Taça Esperança do Brasil; Ginásio Noturno da Fábrica Presidente Vargas – Troféu Juventude de Piquete. Parabéns às vencedoras que por certo saberão defender com galhardia os prêmios recebidos. Parabéns à chefia do DAE, diretores, professores e alunos dos nossos estabelecimentos de ensino, que graças ao apoio material e moral despendido pela direção, tão bem souberam desempenhar suas missões, sagrando-se campeãs em data tão significativa e inesquecível!”

Jornal “O Labor” – nº 374<
Edição Especial de 01/10/1962
Fábrica Presidente Vargas – Piquete, SP.

Obs. Uma das “figuras alegóricas” (Brasil-Colonia) foi representada pela aluna Zélia Maria do Prado, do Curso de Admissão.



Alunos e professores do Ginásio da FPV: primeira fila, da esquerda para a direita: Antonio Mário Didio, Sândia Moreira, o diretor Prof. Augusto,
Dilza, Edmilson, profª Eny; segunda fila, mesma direção: Luiz Carlos, NI, Ismael, Edith, Marília Marum, Vera Brasil, Cássia, NI,
Prof. João Vieira Soares, Norberto; terceira fila, mesma direção: Paulo Sérgio (Português), NI, Paulo Castilho, Edmundo Pinheiro,
Celso Colombo, Joaquim, Ediemar, Professor Silvio Bittencourt, Prof. Luiz Pantoja, Hélio, Prof. César Dória.
Foto enviada por Nelson Andrade.

 

Semana da Pátria Esportiva
1963


O Departamento de Assistência Educacional (DAE) da Fábrica Presidente Vargas houve por bem organizar um vasto programa esportivo durante uma semana, num trabalho magnífico de seus professores da de Educação Física, em homenagem ao nosso sempre lembrado sete de Setembro. das várias modalidades esportivas que estiveram em atividades, foram obtidas as seguintes classificações com as participações de alunos do Ginásio Industrial e Escola Normal:

Corrida 75 m

1º) Ismael dos Santos
2º) Irineu Vicente Ferreira
3º) Olímpio Ferreira dos Santos

Corrida 50m Feminino

1º) Cecília Costa
2º) Dulciléa Amaral
3º) Ana Aparecida Ribeiro

Salto em Altura Feminino

1º) Dulciléa Amaral
2º) Elza B. Inácio
3º) Ana Aparecida Ribeiro

Salto em Altura Masculino

1º) Ismael dos Santos
2º) Carlos Alberto Amaral
3º) Irineu Vicente Ferreira

Lançamento de Peso - 5 kg - Masculino

1º) Ismael dos Santos
2º) Aprígio de Oliveira
3º) Ivan Vicente Ferreira

Lançamento de Peso - 3 kg - Feminino

1º) Dulciléa Amaral
2º) Lília Nunes
3º) Maria Auxiliadora Ângelo

Salto em Extensão Masculino

1º) Irineu Vicente Ferreira
2º) Ismael dos Santos
3º) Aprígio de Oliveira

Salto em Extensão Feminino

1º) Cecília Costa
2º) Dulciléa Amaral
3º) Lília Nunes

Corrida 800 m Masculino

1º) Irineu Vicente Ferreira
2º) Ismael dos Santos
3º) Ivan Vicente Ferreira

Corrida 200 m Feminino

1º) Dulciléa Amaral
2º) Adélia Aparecida Moreira
3º) Cecília Costa

Futebol

1º) Ginásio Industrial
2º) Escola Normal

Volei Feminino

1º) Ginásio Industrial
2º) Escola Normal

Cestobol Masculino

1º) Escola Normal
2º) Ginásio Industrial

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1º) Ginásio Industrial
2º) Escola Normal

Jornal “O Labor” – 15/09/1963
Fábrica Presidente Vargas – Piquete, SP.


Voleibol Feminino da Escola Normal - 1966
Em pé da esquerda para a direita: Dora Pinto, Cida, Dircéa Amaral, Clélia Giffoni,
NI, Ivete Ramos, NI; agachadas, mesma direção: Márcia Leopoldina de Oliveira, Ana Maria Gouvêa, Cecília.
Foto enviada por Maria Auxiliadora Pinto Leal


Desfile da Escola Normal em 1966. Conduzindo a Bandeira do Estado de São Paulo, Dora Pinto.
Foto enviada por Maria Auxiliadora Pinto Leal


Escola Normal em desfile de Sete de Setembro - 1966
Portando a Bandeira Nacional, Dora Mota
Arquivo Maria Auxiliadora Mota Gadelha Vieira


Turma da Escola Normal, 1966, nas comemorações da Semana da Pátria.
Fila da frente da esquerda para a direita: Mércia Leopoldina de Oliveira, Márcia Leopoldina de Oliveira,
Dulce Helena, Terezinha Bonaldi; fila de trás, mesma direção: Dora Pinto, Luiz Carlos Beraldo Leite, Ivete Ramos e Dora Mota.
Foto enviada por Maria Auxiliadora Pinto Leal

Voltar

| Home | Contato | Cantinho Infantil | Cantinho Musical | Imagens da Maux |
l
Recanto da Maux | Desenterrando Versos | História e Genealogia l
l
Um Herói nunca morre l Piquete - Cidade Paisagem l
MAUX HOME PAGE- designed by Maux
2003 Maux Home Page. Todos os direitos reservados. All rights reserved.