PIQUETE - CIDADE PAISAGEM
TRADIÇÕES E FOLCLORE

LENDAS, USOS E COSTUMES III
Sortes de São João

- Onde está o João Batista que não o vejo na igreja?
- Ele está de mastro em mastro para ver quem o festeja.
As sortes de São João, hoje em completo desuso, prendiam-se às remotas práticas da magia, e duas espécies se sobressaíam: as sortes secretas e as de salão. As sortes secretas eram praticadas sempre à meia noite do dia 23 de junho e aqui vão umas de que nos lembramos:
A sorte dos papeizinhos era a seguinte: pequenos retângulos de papel eram dobrados em quatro e em cada um deles um nome masculino. À meia noite eram colocados numa vasilha com água e de manhã, o papel que estivesse desdobrado revelava o nome do futuro marido.
A sorte do alho plantado à meia noite: se de manhã ele estivesse grelado, o ano seria de muita sorte e feliz.
A sorte do ovo consistia no seguinte: quebrava-se um ovo num copo d'água que se deixava no sereno. Se de manhã, o conteúdo parecesse um navio, era sinal de viagem e se pare- cesse um véu, era sinal de casamento.
Na sorte do sonho, a moça pedia em suas orações para sonhar com o futuro marido. Se não sonhasse com homem, ficava para titia, isto é, não se casava nunca.
Muito usada era a sorte da aliança que, amarrada por uma linha, se pendurava sobre o copo, de modo que distasse igualmente das bordas. Dava-se um movimento oscilatório e o número das batidas no copo correspondia aos anos que faltavam para o casamento.
Havia ainda muitos outros tipos de sortes: a da flor, a do tostão, a do carvão retirado da fogueira, a dos nós nas pontas do lençol, a da faca na bananeira, a do milho de canjica, a dos três feijões, a da pimenta, etc. As sortes de salão eram para passar o tempo enquanto os músicos descansavam e a série era grande: jogo das prendas, do amigo, do anel, das fitas, do pintor, do buquê da noiva e outras.

Carlos Vieira Soares
Folclore de Piquete
(Pequena Contribuição)

 

 

voltar

 

 

| Home | Contato | Cantinho Infantil | Cantinho Musical | Imagens da Maux |
l
Recanto da Maux | Desenterrando Versos | História e Genealogia l
l
Um Herói nunca morre l Piquete - Cidade Paisagem l
MAUX HOME PAGE- designed by Maux
2003 Maux Home Page. Todos os direitos reservados. All rights reserved.