PIQUETE - CIDADE PAISAGEM
CULINÁRIA

 

 

 

PRATOS REGIONAIS


Banquete na Roça

A mesa muito comprida, coberta com toalhas muito alvas, estava repleta de iguarias que fumegavam. Em grandes travessas, leitoas ajoelhadas sobre as curvas, tinham presos às dentuças ovos cozidos e sobre os dorsos tostados rodelinhas de limão; perus estufavam os louros papos salientes, crivados de palitos com azeitonas; em grandes pratos erguiam-se montanhas de tutu de feijão, rodeadas de apetitosas lingüiças. E uma variedade de acepipes desafiava o apetite, saturando a sala de um quente aroma de gorduras e condimentos. Nos intervalos dos pratos erguiam-se montículos de farinha de milho muito alva e garrafas cheias de vinho e de aguardente.

João Lúcio Brandão
Pontes & Comp.

Vaca Atolada

Ingredientes
2 kg de costela
2 kg de mandioca
Vinagre
Sal com alho
Cebola
Extrato de Tomate
Pimenta do reino ou malagueta
Vinho branco
Aipo e cenoura

Modo de fazer
Tempere as costelas de vaca com sal, alho, vinagre ou vinho branco. Se possível deixe de um dia para o outro. Frite as costelas até dourá-las. Junte a água e a marinada e deixe cozinhar até as costelas ficarem macias. Isto deve durar no mínimo duas horas. Quando estiverem macias, junte a mandioca descascada e picada, juntamente com tomate, cebolas, duas colheres de extrato de tomate e pimenta à gosto. Ajuste os temperos. Sirva bem quente com cheiro verde por cima.

Feijão Tropeiro

Ingredientes
500 gr de feijão cozido
300 gr de lombo cortado em cubos
100 gr de torresmo cortado em cubos
1/2 maço de cheiro-verde
2 xícaras de farinha de milho
1/2 xícara de alho batido com óleo
2 ovos
1 pitada de pimenta-do-reino
Sal a gosto
50 gr de bacon
1 cebola grande picada em cubos
1 pouco de couve picada bem fina (1/2 maço)

Modo de Fazer
Colocar a panela em fogo brando até aquecer bem. Fazer um fundo de panela com o bacon, o lombo, o cheiro verde e o alho; depois os ovos. Misturar bem, colocar a couve bem fina; jogar o feijão e, por último a farinha de milho. Para acompanhar, por cima, salpicar com torresminho bem pururuca. 
Sugestão: sirva acompanhado de arroz, couve e lombo

Lombo à Moda da Mariinha Mota

Ingredientes
1 peça de lombo
Pimenta do reino
Vinagre
Vinho branco
Sal, limão, cebola
Mostarda
Vinho tinto

Modo de Fazer
Lave o lombo em água fria e enxugue com um pano bem limpo. Faça uma marinada com um limão, dois copos de vinho branco seco, uma cebola picada, sal, pimenta do reino moída e um pouco de pimenta malagueta. Se possível tempere de véspera. No momento de levar ao forno ,retire as cebolas picadas, coe a marinada e ponha no fundo da assadeira. Coloque o lombo na assadeira e regue com óleo (1/2 copo). Cubra a assadeira com papel alumínio. Leve ao forno bem quente. De vez em quando suspenda o papel alumínio para ver se há líquido no fundo da assadeira. Depois de uma hora de forno, verifique com o garfo se o lombo já está macio. Se estiver retire o papel alumínio e vá jogando líquido do fundo da assadeira sobre o lombo até dourar. Dê uma pincelada com manteiga para que o lombo fique mais bonito. Aguarde mais ou menos 20 minutos e desligue o forno. Deixe esfriar, corte e monte o prato ao seu gosto.

Obs. Você pode rechear este lombo com tiras de toucinho, linguiça, cenoura, cebola, azeitona, etc. Para isso, antes de colocar o lombo na marinada faça com uma faca buracos na carne e introduza nestes buracos o recheio que desejar.

Tutu à Mineira

Ingredientes
2 colheres (sopa) de óleo
3/4 xícara (chá) de farinha de milho
6 dentes de alho batidos no liquidificador ou no processador
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
3 xícaras (chá) de feijão cozido.

Modo de Fazer
Numa frigideira alta, aqueça o óleo. Junte a farinha de milho, o alho, a pimenta e o sal. Refogue por cerca de 3 minutos, mexendo sem parar com uma colher de pau. Retire do fogo e reserve. Coloque o feijão cozido no liquidificador e bata por 3 minutos. Acrescente o feijão batido à farinha refogada e leve ao fogo baixo, mexendo até formar um purê (cerca de 15 min.)
Sugestão: sirva em cumbucas, acompanhado de lombo, couve refogada, torresmo e arroz.

Canjiquinha

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara (chá) de canjiquinha
2 litros de água
500 gr de costelinha de porco
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
1/2 xícara (chá) de óleo
6 dentes de alho batidos no liquidificador ou no processador de alimentos
1 tomate sem pele cortado em cubos
1 cebola cortada em cubos
2 colheres (sopa) de salsa picada
2 colheres (sopa) de cebolinha picada

Modo de Fazer
Em uma panela, coloque a canjica, a água e leve para ferver por 1 hora. Tempere as costelinhas com o sal e a pimenta e deixe descansar por duas horas. Em uma panela ou frigideira alta, aqueça o óleo. Frite as costelinhas até dourarem
Adicione à frigideira o alho, o tomate, a cebola e a canjiquinha. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Coloque em uma travessa ou cumbuca de barro e polvilhe com a salsa e a cebolinha.
Sugestão: sirva acompanhado de tutu, couve, farofa e arroz branco.

Torresmo Pururuca da Mariinha Mota

2 kg de toucinho
sal
óleo para fritar

Tire a pele do toucinho e corte em pequenos cubos. Afervente. Escorra e seque bem com um pano de prato limpo. Polvilhe com sal refinado. Esquente bem o óleo e lance nele os torresmos. Não deixar queimar.

Batata Dorée da Mariinha Mota

Ingredientes
Batatas tamanho médio cortadas em quatro.
Sal
Óleo para fritar

Modo de Fazer
Cozinhe as batatas descascadas e cortadas em água e sal, mas não deixe que fiquem muito moles. Escorra, seque com um pano de prato limpo.
Coloque numa frigideira funda o óleo para esquentar, em quantidade que permita cobrir as batatas. Jogue-as para fritar no óleo bem quente. Elas ficam com a casca bem crocante. Cuidado para não queimar. Escorra em papel absorvente e sirva imediatamente. É um excelente acompanhamento para carnes. 

Couve à Mineira

Ingredientes
2 molhos de couve manteiga
óleo e sal

Modo de Fazer
Lave as folhas e retire delas os talos. Coloque-as dentro uma da outras formando um feixe redondo enrolado bem apertado. Com uma faca bem afiada corte o mais fino possível. Numa frigideira coloque o óleo e o sal (se quiser pode colocar alho que fica muito bom). Jogue a couve, misture no óleo e sal e abafe com tampa por alguns minutos. Não deixe criar líquido. Sirva imediatamente.
Obs. Se desejar fazer a couve rasgada, em vez de picá-la rasgue-a com as mãos. Escalde em água fervente e refogue no óleo bem quente com os temperos. Mexa um pouco e retire do fogo sem cozinhar muito.

 Farofa da Maux

Ingredientes
500 gr de farinha de mandioca
4 colheres de sopa de margarina
sal e alho
2 cebolas pequenas raladas
1 colher de sopa de colorau

Modo de Fazer
Coloque a margarina para derreter em uma panela ou frigideira funda. Doure o alho e a cebola. Coloque sal a gosto e o colorau. Acrescente a farinha e mexa bem de forma que não se crie grumos de farinha. A farofa deve ficar bem amanteigada. Se não gostar de colorau pode dispensar o seu uso, mas ele dá uma bela aparência à farofa. 

Tempero da Mariinha Mota

Ingredientes:
500gr de cebola picada
200gr de alho
2 pimentões verdes
um maço de cebolinha verde
um maço de salsinha
2 Kg de sal

Modo de Fazer:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto o sal. Bata até formar uma pasta. Então, acrescente o sal. Coloque em um vidro guardado na geladeira para uso diário.
Obs. A este tempero básico você pode acrescentar uma colher de colorau; este tempero pode ser usado para preparar carnes, temperar arroz e farofa, etc.

l 1 l 2 l 3 l

 

 

 

Voltar

Top30 Brasil - Vote neste site!
Concurso Top30 Brasil

| Home | Contato | Cantinho Infantil | Cantinho Musical | Imagens da Maux |
l
Recanto da Maux | Desenterrando Versos | História e Genealogia l
l
Um Herói nunca morre l Piquete - Cidade Paisagem l
MAUX HOME PAGE- designed by Maux
2003 Maux Home Page. Todos os direitos reservados. All rights reserved.

HostMídia - Hospedagem Profissional de Sites